Vereadores promovem reunião com a população para discutir a segurança pública em Itamarandiba

Abr 30, 2015 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

A reunião teve uma calorosa discussão sobre o assunto, com diversas sugestões, que serão levadas na próxima semana para o Secretário Estadual de Defesa Social

 

Aconteceu nesta quarta-feira, dia 29 de abril de 2015, com início às 19 horas, uma reunião sobre a segurança pública em Itamarandiba, realizada na Câmara Municipal. A reunião, pensada por um dos vereadores, ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Itamarandiba, contou com aproximadamente 50 pessoas, entre comerciantes, empresários, autoridades e população em geral. Também estiveram presentes, o Sr. Eduardo César Moreira, presidente da Câmara Municipal de Itamarandiba; o Sr. Ciderley Nunes Cena e José Adauto Carneiro, vereadores do município; além de uma representante da OAB e um representante da ACIAI/CDL.

O presidente da Câmara, Sr. Eduardo Moreira, disse estar muito preocupado com a atual situação da segurança pública no município, e que medidas devem ser tomadas com urgência, para a resolução da população, seja por parte dos órgãos competentes, seja da população exigindo tais mudanças.

Na reunião houveram vários relatos e sugestões para a melhoria da segurança pública em Itamarandiba. Foi pensando na realização de mobilizações planejadas pela comunidade, uma vez que o descaso com o município de Itamarandiba é imenso por parte dos órgãos competentes. Foi sugerido que a população tome a frente das mobilizações, para que possam ter um resultado efetivo. Uma delas seria uma paralização geral comerciantes, órgãos, enfim de toda a cidade, nos moldes das mobilizações realizadas em prol da UFVJM em Itamarandiba, com camisas e palco montado na praça.

Será montada uma comissão para elaborar esses planos, para que isso possa acontecer. Também foi sugerido caravanas e que seja marcado um dia, para que a manifestação seja na porta do governo de Minas, exigindo segurança pública para o município. Outra sugestão é a realização de abaixo-assinados pela população.

Outros pontos foram levantados, como a alta rotatividade de juízes e promotores, e o longo tempo sem esses profissionais, entre a saída de um e a chegada de outro.

A ausência do Dr. José Olegário na cidade também foi questionada, e foi respondido que agora ele é delegado regional e também atende a outras cidades da região, em um grupo especial da Polícia Civil. Também foi relatado a falta de efetivo da Polícia Militar e Civil, o que impossibilita manter a segurança pública na cidade, não fazendo a parte preventiva e sim somente a repressiva. Foi falado que já houveram diversas audiências públicas com deputados, representantes das polícias Militar e Civil, mas que nada foi feito.

A questão é movimentar a todos, população e imprensa, para que as autoridades competentes analisem a situação com mais afinco, uma vez que Itamarandiba é uma das cidades mais violentas do Vale do Jequitinhonha.

Essas sugestões foram gravadas e serão levadas em uma reunião que todos os vereadores terão na próxima semana, com Bernardo Santana de Vasconcelos, Secretário Estadual de Defesa Social.

No final, antes de terminar a reunião, uma pessoa adentrou a Câmara, perguntando de quem era um carro que estava estacionado na porta da Secretaria Municipal de Saúde. O dono se apresentou e o homem relatou que o carro havia sido furtado. Todos pensaram que era brincadeira, e quando foram para o local para averiguar, verificaram que a porta do carro estava aberta e que os criminosos tentaram arrancar o som do carro. Os bandidos correram quando viram algumas pessoas passando pela rua.

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
HomePolíticaVereadores promovem reunião com a população para discutir a segurança pública em Itamarandiba