A exemplo do quem vem sendo feito nos últimos anos, no dia 16 de abril, o prefeito de Itamarandiba, Sr. Erildo Gomes, preocupado com a segurança da população, esteve na cidade de Curvelo, região central do estado, para se reunir com o Comandante da 14ª Região da Polícia Militar/MG, Cel. Gilmar Prates Teixeira. O qual é responsável pelo comando da Polícia Militar em regional centralizada em Curvelo; jurisdição que engloba desde o município de Sete Lagoas ao de Teófilo Otoni.
No encontro, o prefeito Erildo Gomes, lembrou não ser a primeira vez que ele solicita ao Estado uma maior atenção à segurança pública do município itamarandibano. Nesse sentido, Gomes cobrou novamente que medidas em combate a criminalidade sejam implementadas em caráter emergencial em Itamarandiba.
Dentre as solicitações estava o pedido de aumento do contingente policial militar e a transformação do Pelotão da Policia Militar em Companhia de Polícia. “Itamarandiba possui grande necessidade no aumento de policiais atuando em prol da comunidade. Para se ter uma ideia, nosso município possui 07 distritos dispersos um do outro e isso sem dúvida o faz necessitar de um número maior de policiais.”.
Em resposta às cobranças do prefeito, o Comandante Cel. Prates informou que a situação de Itamarandiba é semelhante à de muitos municípios. Para exemplificar, Prates comentou que na área de abrangência do comando de Capelinha faltam 58 policiais. Contudo, ele se comprometeu a analisar o pedido de aumento no efetivo policial em Itamarandiba e afirmou que serão feitas operações especiais no município.
Além da reunião do dia 16 de abril com o Comandante Gilmar Prates, o prefeito Erildo, juntamente com aproximadamente 20 prefeitos integrantes da Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Jequitinhonha (AMAJE), participou, no dia 28 de abril, de uma audiência com o delegado da Policia Federal e Secretário de Estado Adjunto de Defesa Social de Minas Gerais, Dr. Rodrigo de Melo Teixeira, para tratar dos problemas que o município vem enfrentado com o aumento da violência e da criminalidade.
Na ocasião, o Prefeito Erildo lembrou que Itamarandiba ficou mais de 2 anos sem delegado titular e que apesar do esforço que resultou na chegada de dois delegados da Polícia Civil para a comarca, fato único na história do município, o feito não foi suficiente para garantir a segurança da população.
Durante a reunião o Prefeito Erildo voltou a cobrar do Estado o aumento imediato no contingente policial militar e civil para Itamarandiba e esclareceu que o município honra os convênios firmados com a Polícia Militar e Civil, inclusive em relação a combustível, manutenção de viaturas, aluguéis de Quartel e outros.
Atento aos pedidos, o Secretário Adjunto de Defesa Social de Minas Gerais, Dr. Rodrigo de Melo Teixeira, explicou que acontecerá uma reformulação na segurança pública e que o Estado deve oferecer aos policiais aposentados um incentivo para aqueles que queiram voltar à ativa. Até sair o concurso, segundo ele, essa alternativa é um processo mais rápido, pois, as pessoas aprovadas no processo seletivo demoram para se tornarem aptas ao trabalho, uma vez que elas se submetem a diversos treinamentos que duram em torno de 1 ano e meio.
Fonte: Ernane Frois ASCOM: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

