Depois alcançar mais de 630 professores nas de oficinas realizadas em abril e início de maio, o Projeto MudaMundo está no Vale do Jequitinhonha com a temporada de teatro nos municípios de Minas Novas, Turmalina, Veredinha, Capelinha e Itamarandiba. Até 31 de maio, o grupo mineiro Real Fantasia realiza 27 sessões de teatro gratuitas (já foram quatro em Minas Novas e amanhã tem mais), encenando as histórias de João e seus amigos para contribuir com a mudança do mundo (mais detalhes na agenda abaixo). Em breve, Timóteo e Coronel Fabriciano, no Vale do Aço, também receberão as atividades.
O projeto, que nasceu há mais de 16 anos, tem o propósito de colaborar com os educadores no resgate de valores em sala de aula. Além das oficinas e apresentações teatrais, contempla ainda a distribuição de 44.400 livros da série MudaMundo, de autoria de Caio Riter, para as bibliotecas escolares dos municípios, 7.400 kits incluindo cadernos com sugestões de atividades para o professor.
A iniciativa aposta no fomento do protagonismo infantil e no papel disseminador de bons exemplos do professor. Nas histórias da série de livros, a personagem principal é o menino João, um garoto muito esperto, sempre pronto a auxiliar os outros e incomodado com injustiças. Por meio das aventuras do João e de seus amigos, são transmitidos conceitos de respeito ao próximo, de cuidados com o meio ambiente e com as cidades onde vivemos. João deseja mudar o mundo, tornando-o mais solidário, a partir de pequenas atitudes no seu dia a dia.
As atividades são patrocinadas pela empresa Aperam por meio da Fundação Aperam Acesita. A instituição incentiva o desenvolvimento de projetos e ações sociais diretamente ligados a melhoria das condições de vida das comunidades localizadas no Vale do Aço e no Vale do Jequitinhonha, que são áreas de abrangência e atuação da Aperam. “As práticas propostas pelo projeto MudaMundo, ao valorizar o papel do professor e ao promover consciência ambiental e valores cidadãos, compactuam com os objetivos da Fundação Aperam Acesita”, afirma Venilson Araújo Vitorino, Gerente Executivo - Fundação Aperam Acesita.
O MudaMundo é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e conta com o apoio das Secretarias Municipais de Educação.
AGENDA
* MINAS NOVAS
17/5/23
10h e 13h30min - Local: Escola Municipal Gabriela Leite Araújo
Rua Leonino Cordeiro, 50 – Bairro Santa Rita
18/5/23
TURMALINA
10h – Local: Escola Municipal São João Batista
Av. Amazonas, 300
15h – Escola Municipal Tia Dade
Rua Jatobá, 400 – bairro Nova Turmalina
19/5/23
9h – Local: Escola Municipal Noeme Godinho César
Rua Almenara s/n
15h – Escola Municipal Mestra Gabriela
Distrito Campo Buriti
22/5/23
14h – Local: Escola Municipal Josefina Procópio
Comunidade Poço Dantas
23/5/23
VEREDINHA
10h e 13h – Local: Esc. Mun. Joaquim Ferreira de Macedo
Rua Israel Pinheiro s/n
24/5/23
10h – Local: Escola Municipal João Corujas
Distrito Mendonça, Rua Guaxupe s/n
25/5/23
10h e 15h30min - Local: Escola Estadual Antonio Fernandes de Oliveira
Av. Senhora do Socorro, 110
26/5/23
CAPELINHA
8h, 9h30min e 13h – Local: Polo UAB Capelinha
Quadra Feliz – Rua das Flores, 955 - Centro
29/5/23
9h30min e 13h – Local: Escola Municipal Ana Lúcia Barbosa
Povoado Chapadinha
30/5/23
ITAMARANDIBA
9h, 13h e 15h – Local: Casa da Cultura João Bosco Campos
Largo do Souza
31/05/23
8h, 10h e 13h – Local: Casa da Cultura João Bosco Campos
Largo do Souza
Sobre a Fundação Aperam Acesita: criada em 1994, é uma instituição privada e sem fins lucrativos, que tem como missão fomentar o desenvolvimento integrado e sustentável das comunidades onde a Aperam South América concentra suas principais atividades. Atua em parceria com organizações públicas e instituições nacionais e internacionais. Por meio de programas próprios ou patrocinados por projetos aprovados por leis estaduais e federais, a Fundação promove o desenvolvimento das pessoas e da sociedade. Suas ações abrangem quatro áreas – educação, cultura, meio ambiente e promoção social, que trabalham em conjunto para criar propostas multidisciplinares e complementares. Os aços especiais produzidos pela Aperam então presentes em mais de 40 países.

