Visando dar continuidade ao procedimento de imunização da população itamarandibana contra a febre amarela, a Secretaria Municipal de Saúde de Itamarandiba, por meio da Vigilância Epidemiológica, recebeu, na última semana, mais 3 mil doses da vacina. Ao todo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, através da Superintendência Regional de Diamantina, já disponibilizou à Itamarandiba 22.200 doses.
Com a chegada de mais esta remessa, o secretário municipal de saúde, Cledimar Ferreira Alves, ressalta que a perspectiva é que sejam imunizadas mais de 20 mil pessoas no município de Itamarandiba. Para tanto, ele assegura que as novas doses já estão sendo disponibilizadas, sem existência de fila para a vacinação, nas unidades de saúde da zona urbana e rural.
“Diante das circunstâncias, em Itamarandiba traçamos um plano de ação no qual até o momento fizemos a imunização de aproximadamente 17 mil pessoas. Entretanto, solicitamos à SRS de Diamantina e fomos atendidos com o envio de mais vacinas; às quais serão aplicadas naqueles que, por algum motivo, ainda não foram imunizados. Sendo assim, pedimos aos usuários que procurem o posto de saúde mais próximo.”, disse o secretário.
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica de Itamarandiba, adverte que a vacina da febre amarela faz parte do calendário nacional de vacinação, e é administrada em toda criança aos 09 meses de idade e aos 4 anos, garantindo 100% de imunização. Nesse sentido, destaca também que, uma pessoa, para estar totalmente imunizada, precisa tomar apenas duas doses da vacina na vida. Quem assim não fez, deve receber a primeira dose o quanto antes e 10 anos depois a dose de reforço. Pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, residentes em áreas de risco, devem ser vacinadas, porém ressalta-se a necessidade de monitoramento pela equipe de saúde.
Fonte: Ernane Frois ASCOM: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

