A periodontite é uma doença gengival crônica, inflamatória, multifatorial associada com a placa bacteriana em desequilíbrio presente na cavidade bucal. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a periodontite é a sexta patologia mais prevalente no mundo. Apesar de ser uma doença multifatorial, ela está diretamente relacionada com a presença de acúmulo de placa bacteriana e tártaro nos dentes quando a escovação e o uso do fio dental não são feitos de forma adequada. É importante salientar que existem outros fatores que deixam o indivíduo mais vulnerável ao desenvolvimento de periodontite, como o tabagismo, estresse, fator hormonal e o fator genético.
A gengivite é uma doença bucal muito comum, caracterizada por inflamação mais superficial e precede o desenvolvimento da periodontite. Causa aumento de volume gengival, vermelhidão, sangramento e em alguns casos sensibilidade ao toque. Quando ela não é tratada, pode progredir para uma inflamação mais profunda chamada de periodontite.
A periodontite é a inflamação mais profunda e agressiva dos tecidos e dependendo do estágio provoca sangramento gengival, destruição das fibras gengivais ao redor do dente, causa perda óssea, mau posicionamento e mobilidade dental (com possibilidade de perda do dente), mau hálito e se torna fator agravante para várias condições como: gestação, diabetes, doenças cardiovasculares, artrite reumatoide, dentre outras.
A periodontite em estágios iniciais é uma doença silenciosa, raramente causa dor, e exceto pela presença de sangramento gengival não apresenta alteração perceptível pelo paciente, isso é considerado um risco, pois muitas vezes a busca por tratamento acontece quando já houve extensa destruição dos tecidos gengivais e ósseo e mobilidade dentária a ponto da necessidade da exodontia dos dentes afetados.
A presença de sangramento gengival não é normal, é um sinal de doença periodontal e o indivíduo deve procurar um cirurgião dentista para avaliação. Os tratamentos tanto da gengivite quanto da periodontite são extremamente importantes para diminuir a progressão da doença e restabelecer o estado de saúde gengival devolvendo qualidade de vida e saúde geral. Ele é realizado pelo cirurgião dentista especialista em Periodontia, profissional altamente capacitado para planejar e conduzir desde casos iniciais aos mais complexos.
Por isso, destacamos a importância das consultas odontológicas de rotina para a prevenção e diagnóstico precoce das doenças bucais, porque é nesse momento que o cirurgião dentista vai realizar um exame completo da cavidade bucal, diagnosticar, tratar as alterações e orientar o paciente sobre os cuidados necessários para cada caso.
Saiba mais na Clínica Odontológica Karine Chaves, localizada na Praça Santa Cecília, 226, bairro São Geraldo, em Itamarandiba. Para agendar seu horário basta ligar nos telefones (38) 3521-2343 ou (38) 9.9997-4743.
Maessa de Macedo Gomes Lemos
Especializanda em Periodontia
CRO-MG 45.872

