Em assembléia realizada no dia 22 de março, no Fórum Coronel Joaquim César, a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), da comarca de Itamarandiba, elegeu por manifestação unânime a nova diretoria executiva para o biênio 2017/2019. Além da definição dos 21 membros, dentre titulares e suplentes, foi confirmada a reeleição ao cargo de presidente da entidade o Sr. Vicente Antônio Fernandes, popular Vicentinho despachante.
A cerimônia de posse dos novos membros foi realizada no mesmo dia e contou com a presença do prefeito de Itamarandiba, Luiz Fernando Alves, presidente da Câmara da Municipal, Lourdes Vieira Gomes, presidente da Subseção/Itamarandiba OAB-MG, Dr. Wilton Brant, juiz e promotora da comarca de Itamarandiba, Hilton Silva Alonso Junior e Julia Matos Frossard, respectivamente, e, ainda, representantes da sociedade civil e das polícias civil e militar.
No discurso de posse, o presidente Vicente Fernandes ratificou que representar a APAC é gratificante e ao mesmo tempo provocador. Ao pontuar os desafios, expectativas e diretrizes da Associação para os próximos anos, ele fez um apelo à sociedade e às autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para que abracem e se comprometam em ajudar na elaboração, bem como conclusão de ações que reduzam os níveis de violência e auxiliam na recuperação dos infratores da Lei. “A maneira como o preso será reconduzido ao convívio da sociedade tornou-se compromisso de todos; pois, infelizmente o Estado prefere apenas punir e não se preocupa com a ressocialização do indivíduo. Por essa e outras que a APAC tem por finalidade buscar e possuir aspectos positivos que fortaleçam e façam a reinserção social daquele que está desviado das regras morais da coletividade.”, desabafou.
No decorrer do evento alguns participantes fizeram questão de enfatizar a relevância e maneira como a APAC se mobiliza para humanizar as prisões e melhorar as condições dos presídios e da vida dos encarcerados. Além disso, aqueles que usaram a palavra não deixaram de parabenizar o Sr. Vicente Fernandes pela reeleição e destacaram a atuação do presidente na busca de alternativas essenciais ao processo de ressocialização dos detentos.
Diretoria executiva da APAC/Itamarandiba - Biênio 2017/2019
• Presidente: Vicente Antônio de Jesus Fernandes
• Vice-presidente: Raimundo Aparecido Lima
• 1º tesoureiro: Márcio Gomes
• 2º tesoureiro: Adilson Zaqueu Vieira
• 1º secretário: Geralda de Fátima Coelho
• 2º secretário: Márlia Maria Gusmão
• Assessoria Jurídica: Marcos Piovezan Fernandes, Thiago A. Junior Andrade, Lucas Campos
• Assessoria de Comunicação: Ernane Baldoino Frois, Weverson Almeida da Silva
• Diretor de patrimônio: Willian Vitor Fernandes Leal, Jarbas Greick Araújo Carneiro
Conselho Fiscal
• Presidente: Afonso Arinos de Campos Gandra, Lourdes Vieira Gomes, Wilton A. Brant de Araújo Filho
• Suplentes: Cláudio Afonso Fernandes, Ângela Maria Vieira, Ildete das Graças Gandra, José Paulo Fernandes, Valdeci Fernandes dos Santos, Juvenal da Conceição Dias.
Saiba mais sobre a APAC
Criada em 1973 e presente em vários estados brasileiros e até no exterior, a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que se dedica à recuperação e reintegração social dos condenados a penas privativas de liberdade, bem como socorrer a vítima e proteger a sociedade. Sua finalidade é evitar a reincidência no crime e proporcionar condições para que o condenado se recupere e consiga a reintegração social.
Em Itamarandiba a APAC foi criada em 2006, nos mais de 10 anos de existência muitos foram os obstáculos enfrentados, relevantes ações realizadas e grandes benefícios conquistados; dentre eles, a aquisição de terreno (doação da Prefeitura Municipal) para construção da sede da Associação; hoje encontra-se murada, a instalação da oficina de fabricação de blocos e pré-moldados, já em pleno funcionamento, e a construção do Centro de Reintegração Social.
Por: Ernane Frois

