Hoje, dia 04 de setembro, por volta das 13:30 horas, a guarnição da Polícia Militar avistou um foco de incêndio em uma área de preservação florestal, que margeia o fundo da sede do 3º Pelotão da Polícia Militar.
Diante do fato, os policiais fizeram contato com a empresa Aperam BioEnergia, parceira da Polícia Militar, e eles prontamente deslocaram sua brigada de incêndio, comandada pelo supervisor Geraldo José Moreira, que forneceu todo o apoio necessário. Os focos de incêndio se alastravam rapidamente, devido ao tempo seco, chegando próximo a algumas casas próximas ao quartel, sendo que alguns proprietários deixaram suas criações saírem com medo do fogo alcançar os animais. O incêndio foi apagado.
A população estava muito assustada e até o momento não se sabe quem teria ateado fogo no local. Em alguns locais da cidade, moradores relataram cinzas nos quintais e fumaça, devido a este incêndio.
Foi realizado contato com o Corpo de Bombeiros de Diamantina, contudo não foi necessário o seu deslocamento.
Dicas
Como a vegetação está bastante seca, fica muito vulnerável à propagação do fogo. Pequenos focos não controlados podem se alastrar rapidamente e oferecer risco à segurança de residências, empresas, propriedades rurais e até estradas, devido à diminuição da visibilidade em função da fumaça. Seguem algumas dicas para evitar incêndios florestais:
- Não queime lixo nas proximidades de vegetação seca;
- Não jogue tocos de cigarro às margens de rodovias, pois podem estar acesos;
- Não faça queimadas para limpar terrenos;
- Ao perceber um foco de incêndio se alastrando, ligue imediatamente para a Polícia Militar (190), em cidades onde não há Corpo de Bombeiros.



