Queda no repasse do FPM e dívidas herdadas prejudicam município de Itamarandiba e Prefeito toma medidas drásticas

Set 01, 2014 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

As constantes quedas no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), feitos pelo Governo Federal, tem trazido enorme preocupação à grande maioria das prefeituras municipais do Brasil, dentre elas, a de Itamarandiba. Além da queda brusca, outro agravante que tem causado transtornos para a prefeitura itamarandibana, segundo o Prefeito Erildo Gomes, está relacionado a dívida de mais de 14 milhões de reais herdada de administrações anteriores.

Além de prejudicar em investimentos para a população, os prejuízos, vindo desses dois problemas, têm deixado a Prefeitura de Itamarandiba com grandes dificuldades a ponto de o Prefeito itamarandibano, Erildo Gomes, temer por não conseguir honrar as contas. Em entrevista exclusiva ao “Itamarandiba Hoje”, o Chefe do Executivo local explicou que para que isso não aconteça, ele teve que demitir servidores contratados, paralisar obras, rever acordos e convênios; além disso, ele não descartou a possibilidade de a Prefeitura começar a funcionar em meio expediente.

“A situação é muito incômoda e preocupante. O Governo Federal reduziu o repasse do FPM e para piorar herdamos uma dívida aproximada em 14 milhões de reais, a qual estamos fazendo de tudo para quitar. Resumindo: sem dinheiro do FPM e com dívidas a pagar não temos outra saída se não cortar gastos. E isso estamos fazendo! Dispensamos servidores, inclusive secretários, e os investimentos em infraestrutura, entre outros serviços, foram drasticamente reduzidos e a ordem do momento é priorizar apenas os serviços essenciais como limpeza pública e saúde.”, diz.

Segundo o Prefeito Erildo Gomes, outra situação que ajudou a Prefeitura a conviver com os graves problemas de ordem econômica foram as fortes chuvas que assolaram Itamarandiba no final de 2013, isto por que os gastos com a recuperação do município não estavam nas previsões orçamentárias da Prefeitura Municipal.

“Todos se recordam que recentemente Itamarandiba foi castigada por temporais até então nunca vistos na região. Dezenas de pontes, inúmeras casas, ruas e estradas foram danificadas ou totalmente destruídas. A recuperação do município foi realizada basicamente com recursos próprios, pois, o Governo prometeu, mas, liberou uma quantia que mal dava para reformar as ruas que foram destruídas.”, desabafou.
 

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
HomePolíticaQueda no repasse do FPM e dívidas herdadas prejudicam município de Itamarandiba e Prefeito toma medidas drásticas