Em meados de 2013, o Juiz de Direito da Comarca de Itamarandiba, atendendo pedido da Prefeitura Municipal, homologou a desapropriação de 28.5 hectares de terra que até então estavam em nome da empresa Aperam BioEnergia. Essa área refere-se ao local onde se encontra o aeroporto de Itamarandiba.
De acordo com o Prefeito itamarandibano, Erildo Gomes, o pedido de desapropriação da área foi apenas uma das etapas para que o município consiga buscar recursos que viabilizem a estruturação do local. Ou seja, outras ações devem ser feitas.
E uma delas já está sendo executada. Isso porque no último dia 24 de abril, o Prefeito, Erildo Gomes, esteve em Belo Horizonte para se reunir com o Secretário de Estado de Governo, Sr. Danilo de Castro, tendo como assunto central a pavimentação do aeroporto de Itamarandiba.
Com vasta documentação em mãos, o Prefeito Erildo ressaltou a importância da obra para a região e solicitou que o governo do Estado faça o asfaltamento do aeroporto, o qual, segundo o chefe do executivo municipal, atende cerca de 10 municípios que juntos totalizam uma população regional de aproximadamente 95 mil pessoas.
“É inacreditável, mas, é a realidade; não temos sequer um aeroporto asfaltado para atender aos municípios da região. Assim, pessoas que necessitam de um deslocamento urgente, seja ele decorrente de doenças ou não, políticos, empresários e possíveis investidores, para usarem o aeroporto mais próximo são obrigados a percorrerem mais de 50 km de estrada de terra; estas muitas das vezes em péssimas condições de uso.”, desabafou Gomes.
Destacando que a obra terá investimento relativamente baixo, uma vez que a topografia do local, o cascalhamento e a compactação do solo estão em excelentes condições de uso, o Prefeito Erildo Gomes pediu que o Secretário Danilo de Castro atentasse aos benefícios que a Capital Brasileira do Eucalipto e Mineira do Mel, bem como as empresas regionais, terão com a pavimentação. “Na realidade precisamos asfaltar 1 km da estrada que liga a MG-117 até o aeroporto e a pista do mesmo que é de 1.600 metros. Além, é claro, do custeio do projeto de execução.”, diz Erildo Gomes.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itamarandiba


