Imprimir esta página

Prefeito de Carbonita é empossado novo presidente da AMAJE

Fev 04, 2015 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

Um dos objetivos do novo presidente é fazer com que a AMAJE volte a ser um órgão de interlocução entre municípios e governos estadual e federal.

 

Reportagem e fotos: Ernane Frois

 

Em eleição realizada no dia 12 de dezembro passado, o prefeito municipal de Carbonita, Marcos Joseraldo Lemos, popularmente conhecido por Marquinhos, foi eleito o novo presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Jequitinhonha (AMAJE).

A solenidade de posse do novo presidente e demais membros da diretoria aconteceu no último dia 30 de janeiro, no salão de eventos da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em Diamantina, e contou com a presença de aproximadamente 300 pessoas, dentre elas: lideranças políticas da região, sociedade civil jequitinhonhense, representantes da COPASA, EMATER, INSS, UFVJM, Polícia Militar, UNOPAR, e ainda, dos deputados estadual e federal, respectivamente, Sr. Durval Ângelo e Sr. Gabriel Guimarães; ambos do Partido dos Trabalhadores (PT).

A cerimônia de posse começou com o então ex-presidente da Associação, prefeito de Angelândia, Sr. Thiago Pimenta, fazendo breve relato das dificuldades enfrentadas e ações realizadas nos seus dois mandatos (2013 e 2014). Em seguida foi a vez das autoridades presentes explanarem à cerca da importância da AMAJE para o desenvolvimento da região e proferirem palavras de incentivo e apoio ao novo mandatário.

Por fim, já empossado, o presidente Marcos Lemos, agradeceu os prefeitos, lideranças políticas da região e ao governador do Estado, Sr. Fernando Pimentel, o qual, segundo Marquinhos, foi seu grande incentivador para que assumisse a presidência da AMAJE.

Em um discurso incisivo, Marquinhos destacou a necessidade de cooperação dos municípios associados e os obstáculos a serem vencidos. “Hoje temos dois grandes desafios. O primeiro é recuperar a AMAJE no que diz respeito à questão financeira que está muito complicada. A segunda é fazer com que a AMAJE seja o elo dos projetos e programas dos governos para os municípios. E é isso que vou fazer e dedicar nesse ano que se inicia com meu mandato.”, afirmou.

Além do presidente Marquinhos, tomaram posse o 1º vice-presidente, Sr. Rômulo R. Santos (prefeito de Presidente Kubitschek), o 2º vice-presidente, Sr. Erildo Gomes (prefeito de Itamarandiba), secretário executivo, Sr. Joaquim A. Guimarães Freitas, e ainda, os membros efetivos e suplentes  do conselho fiscal: Srs. Hernane Araújo de Oliveira (prefeito de Senador M. Gonçalves), Irineu G. Soares (prefeito de Leme do Prado), Márcio M. Moura (prefeito de São Gonçalo do Rio Preto), Zilmar P. Lopes (prefeito de Turmalina) e Sidnei F. de Oliveira (prefeito de Veredinha).

           

AMAJE

Com sede em Diamantina, a AMAJE possui mais de 20 municípios incorporados o que a torna uma das mais importantes e influentes associações do Estado de Minas Gerais. Dentre sua atuação destaca-se consultoria na área de engenharia e aluguel de maquinário pesado para os municípios associados, ajudando assim no desenvolvimento de toda a região do Alto Jequitinhonha.

 

Marquinho

 

Marcos Lemos (Marquinho) nasceu em Carbonita, e morou em Belo Horizonte. Na juventude, atuou nos movimentos cultural e sindical, e ao voltar para Carbonita, na década de 80, criou juntamente com outros jovens, o Grupo Cultural Semente do Vale em 1984, e através deste grupo,  promoveu vários eventos culturais na cidade. Em 1986 foi o criador do sindicato dos trabalhadores rurais de Carbonita, e em 85 criou a primeira creche para atender crianças carentes da cidade. Sempre com seu espírito de liderança conduziu a juventude da época para a formação política e cultural. Marquinho foi o incentivador da criação do PT na região. Foi  eleito prefeito de Carbonita por 03 vezes e transformou o município com  melhoria na infra estrutura , construindo as principais obras do município:  quadras esportivas na cidade e nos povoados rurais, escolas, ginásio poliesportivo, centro de saúde, UBS, centro cultural, pavimentação de ruas, pontes, iluminação, estradas, Usina de tratamento de lixo, Estação de tratamento de esgoto, poços artezianos, dentre outras. Sempre procurou controlar com firmeza a administração, principalmente na parte financeira. Quando deixou a prefeitura em 2004, entregou-a com mais de 500 mil reais em caixa. Hoje a Prefeitura de Carbonita é talvez uma das poucas prefeituras que estão com as contas em dia e principalmente com todos os pagamentos em dia e controlados.

 

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Mais recentes de Redação