Deputado Leonardo Monteiro e lideranças políticas de Itamarandiba reforçaram o pedido para implantação do instituto
O IFNMG foi a instituição escolhida para a primeira visita do recém-empossado deputado Leonardo Monteiro em seu quarto mandato na Câmara Federal. O deputado e comitiva foram recebidos na manhã do, dia 5, pelo reitor José Ricardo Martins da Silva em seu novo gabinete, em Montes Claros. “Esse momento é muito simbólico para nós, pois reforça a importância da boa relação com o legislativo federal para apoio às ações de expansão do instituto”, comentou o reitor.
Além do deputado e o reitor estiveram presentes o prefeito de Itamarandiba, Erildo Gomes, o assessor do deputado, Ângelo Márcio Gomes Melo, secretária de Educação, Valdimeia Aparecida Abreu, os vereadores Guim Carneiro e Ciderley Nunes Cena e o senhor Gabriel Santos. Esteve presente, ainda, o prefeito de Coluna, José de Brito.
Um dos maiores incentivadores e que não está medindo esforços para que o instituto possa ser implantado em Itamarandiba o Sr. Ângelo Márcio, ressaltou a união de todos mesmo sendo de partidos políticos diferentes lutam pelo bem comum. “Continuamos a acreditar e lutar para instalação do Campus em Itamarandiba. Vale ressaltar a parceria da Prefeitura Municipal que está se mostrando uma grande parceira. O reitor do instituto, professor José Ricardo, confirmou a indicação de Itamarandiba no plano de expansão do Instituto. Agora iremos a Brasília pedir ao MEC que libere os professores e funcionários necessários para concretização do projeto. O nosso deputado federal Leonardo Monteiro irá agendar outra reunião em Brasília para darmos andamento no projeto. Mas enquanto viabilizamos a instalação do Campus o Instituto se comprometeu a instalar em Itamarandiba um Centro de Referência com vários cursos presenciais”. Relatou Ângelo Márcio, assessor do deputado Leonardo Monteiro.
O professor José Ricardo explicou ainda que, no ano passado, o IFNMG protocolou junto ao Ministério da Educação (MEC) doze projetos de expansão, incluindo o do município de Itamarandiba. Segundo ele, o MEC respondeu que a definição de novos câmpus das instituições da Rede Federal está condicionada à criação de novos cargos e funções, por meio de um projeto de lei que está sendo aguardado.
O caminho apontado como possível solução para o caso de Itamarandiba é a implantação de um centro de referência, considerando que o Instituto tem autonomia para criar esse tipo de unidade presencial, desde que haja contrapartida do município e sejam atendidos alguns pré-requisitos, como já haver atividades do Instituto na cidade, como cursos a distância e cursos do Bolsa Formação do Pronatec. Atualmente, o IFNMG oferta sete cursos técnicos e uma pós-graduação, todos a distância, no polo de Itamarandiba.


