Câmara Municipal de Itamarandiba adere ao Projeto Parlamento Jovem de Minas, que tem como tema em 2015 “Segurança Pública e Direitos Humanos”

Mai 06, 2015 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

...

Leia a reportagem e fique inteirado sobre o que é este projeto, seus objetivos e como funciona

 

O Parlamento Jovem de Minas, projeto apartidário idealizado pela Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais e pela Pontifícia Universidade Católica - Minas Gerais (PUC Minas), visa estimular o exercício da cidadania e o fortalecimento da democracia participativa, possibilitado assim, a formação político-social dos jovens do ensino médio. Muito além de formação política, ele busca aproximar a população do poder legislativo municipal e uma participação ativa de todos nas políticas públicas.

De acordo com informações contidas no sítio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em cada edição do Parlamento Jovem Minas é discutido um tema de interesse da sociedade, escolhido pela coordenação do projeto e pelas câmaras municipais participantes. Esse tema é o objeto das propostas de ação para o poder público elaboradas pelos estudantes, sendo que neste ano de 2015 será discutido a segurança pública e os direitos humanos.

A Câmara Municipal de Itamarandiba, que aderiu ao Projeto em referência e que conta com o apoio de todos os vereadores municipais, realizou o lançamento oficial do “Parlamento Jovem de Minas – Itamarandiba” no dia 16 de abril de 2015, quinta-feira, em sua sede.

No lançamento, estiveram presentes diversas pessoas da sociedade, alunos do ensino médio, vereadores e autoridades. Compuseram a mesa, a Dra. Michelle Cristina Oliveira, uma das coordenadoras do projeto; o Sr. Valdessi Fernandes dos Santos, vice-prefeito de Itamarandiba, representante do poder executivo; o Sr. Eduardo César Moreira, presidente da Câmara Municipal de Itamarandiba; o Sr. Jumar Nunes de Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Carbonita; o Dr. Wilton Brant, Vice-Presidente da 183 subseção da OAB-MG; o Sr. Soldado Paulo Bruno Oliveira, representante da Polícia Militar de Itamarandiba; o Dr. Dhiancésar, Secretário Executivo do Conselho de Direitos Humanos de Minas Gerais, que na oportunidade ministrou palestra sobre o tema do Parlamento Jovem de Minas 2015; a Sra. Maria de Jesus Fernandes Xavier, Diretora da Escola Estadual São João Batista; a Sra. Teresinha Sales Vieira Oliveira, Supervisora da Escola Estadual Mestra Bezinha Gandra e os alunos Adelson Mártir Silva (Escola Estadual São João Batista), Tatiely Gomes Vieira (Escola Estadual Mestra Bezinha Gandra) e Gustavo Morais (Colégio Conexão), participantes do Parlamento Jovem de Minas em Itamarandiba.

Na oportunidade, o Sr. Eduardo César Moreira, presidente da Câmara Municipal de Itamarandiba, relatou que “este projeto foi muito sonhado por todos da Câmara, creio que por meio deste seja possível a formação político-social dos jovens, além de permitir o engajamento dos referidos nas políticas públicas, e ainda uma aproximação maior da juventude com o legislativo municipal, acarretando, dessa forma, uma participação mais ativa da juventude.” “Este projeto, indubitavelmente, trará um grande crescimento intelectual para todos os envolvidos, além de aproximar a juventude do Poder Legislativo Municipal e despertar nesses jovens a vontade de fazer a diferença”,disse a Dra. Michele Cristina Oliveira, Procuradora da Câmara Municipal e uma das coordenadoras do projeto Parlamento Jovem de Minas em Itamarandiba.

Já para Bethânia, servidora da Câmara Municipal e também coordenadora do Projeto “hoje, agradeço a Deus por ter me concedido a oportunidade de poder contribuir de alguma forma para que nossos jovens venham crescer no conhecimento das leis e, quem sabe, mudar o nosso país, afinal de contas são eles o futuro desta nação.”

O Parlamento Jovem, além de contar com o apoio da Câmara, também busca firmar parcerias com membros da sociedade civil e religiosa, envolvendo toda a população local com o Projeto. Dentre as parcerias firmadas, a 183ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil e a Paróquia São João Batista abraçaram a causa, além das Escolas Estaduais São João Batista e Mestra Bezinha Gandra, bem como o Colégio Conexão. 

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
HomePolíticaCâmara Municipal de Itamarandiba adere ao Projeto Parlamento Jovem de Minas, que tem como tema em 2015 “Segurança Pública e Direitos Humanos”