Na manhã deste domingo, 25 de setembro, a cidade de Itamarandiba recebeu uma carreta que transportava os equipamentos da subestação de energia. A noite ela já se encontrava na cidade, mas a travessia pelas ruas da cidade foi realizada pela manhã.
Para acompanhar a chegada e receber a subestação estavam presentes o Prefeito de Itamarandiba, Erildo do Espirito Santos Gomes, secretários municipais, funcionários da CEMIG e populares.
A subestação será responsável pela distribuição da energia elétrica. Antes de chegar às casas, a eletricidade percorre um sistema de transmissão que começa nas usinas e passa pela estação, onde equipamento chamado transformador faz o aumento ou a diminuição da tensão.
Quando elevam a tensão elétrica, o transformador evita a perda excessiva de energia ao longo do percurso. Quando rebaixam a tensão, já nos centros urbanos, permite a distribuição da energia pela cidade. Funciona, deste modo, como ponto de entrega de energia para os consumidores.
A previsão para a conclusão da obra estava previsto para o início de 2017, mas segundo informações a obra pode ser concluída no final de outubro desde ano, caso não haja imprevistos com as chuvas.
Com isso a chegada da subestação de energia é um marco histórico que será lembrado como um benefício que certamente propiciará a vinda de novos empreendimentos no Município.
Vale ressaltar que o transformador tem uma potência de 15 mva, anteriormente a cidade de Itamarandiba era atendida pela subestação da cidade de Capelinha, agora com a mudança da rede, Itamarandiba passa a ser praticamente uma central de distribuição para todo região.

