A Secretaria Municipal de Saúde está disponibilizando gratuitamente o Teste da Orelhinha. O equipamento para o exame foi adquirido pela Prefeitura de Itamarandiba, a fim de oferecer mais qualidade de vida aos pequenos cidadãos itamarandibanos. Foram investidos R$15.000,00 reais na compra do aparelho que está disponível no CEM - Centro de Especialidades Municipal.
Teste da orelhinha
O teste da orelhinha, chamado de Emissões Otoacústicas, é um exame simples, rápido e sem dor, utilizado na identificação de perda auditiva em recém-nascidos. O teste da orelhinha deve ser realizado preferencialmente até os três meses de vida, para que a intervenção fonoaudiológica aconteça até os seis meses, possibilitando a criança desenvolver a linguagem de forma muito parecida a de uma criança ouvinte. De acordo com a lei nº 12.303, 2 de agosto de 2010 é obrigatório a realização do teste de orelhinha em todos os bebês. A incidência da surdez congênita é bastante alta quando comparada com outras doenças que podem ser encontradas em recém-nascidos.
O teste da orelhinha é realizado todas às sextas-feiras no período das 13 às 17 horas no CEM- (Centro de Especialidades Municipal) na Rua Tabelião Andrade, 90; Centro de Itamarandiba.
Vale ressaltar que os interessados devem procurar a unidade de saúde mais próxima e conversar com seu médico ou enfermeira, para solicitar o exame.