O Clareamento Dental é um dos procedimentos odontológicos estéticos mais procurados, mas que também gera muitas dúvidas. Quer dar um UP no seu visual e tem dúvidas sobre o clareamento? Nós esclarecemos para você!!!!
Não recomendamos clarear os dentes sem orientação profissional. Seja em casa ou no consultório, sempre deve haver monitoramento por parte de um profissional especialista, pois existem situações clínicas que podem dificultar ou mesmo impossibilitar o tratamento (por exemplo: sensibilidade dentária, cáries não diagnosticadas, grau de clareamento desejado e obtido).
QUALQUER PESSOA PODE CLAREAR OS DENTES?
A indicação é que o clareamento dental seja evitado por gestantes, lactantes e pessoas abaixo de 15 anos (nessa idade, a câmara pulpar ainda é muito ampla, e isso pode tornar os efeitos da sensibilidade mais intensos). Para quem não se encaixa nessas categorias, o clareamento dental está livre, desde que a saúde bucal seja atestada por um cirurgião-dentista.
CLAREAMENTO DENTAL DEIXA OS DENTES SENSÍVEIS?
Durante o tratamento pode haver hipersensibilidade dental em diferentes níveis, de acordo com particularidades de cada paciente – problema tranquilamente contornado pelo profissional, caso o paciente relate incômodo. Porém, existe hoje no mercado dessensibilizantes incluídos na própria fórmula dos géis clareadores e ainda oferece produtos específicos para controle da hipersensibilidade, que são fornecidos pelo profissional ao paciente. Após a finalização do tratamento, a hipersensibilidade cessa, e os dentes retomam à sua normalidade. É importante ressaltar que a maioria dos pacientes não apresenta hipersensibilidade, e para aqueles que apresentam, há alternativas para tratar o efeito indesejado.
CLAREAMENTO DENTAL PODE “ENFRAQUECER” OS DENTES?
O clareamento dental não altera a integridade dos dentes e não os tornam mais frágeis, fracos, nem mais suscetíveis às cáries. Inicialmente pode haver uma pequena perda de conteúdo mineral do esmalte, mas esses minerais são repostos naturalmente pela própria ação da saliva em pouco tempo. Para evitar esse problema, a FGM dispõe de uma linha de clareadores que já inclui flúor e cálcio em sua composição e previne a desmineralização temporária.
É PRECISO TROCAR AS RESTAURACOES DEPOIS DO CLAREAMENTO?
As restaurações nunca são clareadas, pois não sofrem ação do gel clareador – Restaurações de resina que entram em contato com o gel clareador, podem sofrer alterações na adesão. Assim, só será necessária a troca de restaurações em dentes que aparecem no sorriso, por uma questão estética.
QUANTO TEMPO DURA O CLAREAMENTO?
A longevidade do clareamento é variável de um paciente para outro. O clareamento não e um tratamento definitivo, mas pode ser duradouro com alguns cuidados durante e depois do tratamento, como por exemplo, se for evitado o consumo de alguns alimentos que contenham corantes como: REFRIGERANTES, CATCHUP, BETERRABA, CENOURA, CAFÉ, ENTRE OUTROS.
Quer fazer uma avaliação conosco? Consultório Odontológico Karine Chaves de Oliveira. Estamos situados na Praça Santa Cecília, nº 226, no Bairro São Geraldo, ou pelos telefones: (38) 3521-2343 /99997-4743/991040487.

