Jornal Vale Hoje, entrevista a Drª Léo, sobre a relação entre a boca e a saúde do corpo
VH: Existe alguma relação entre a saúde bucal e a saúde geral?
Dra. Léo: Sim, os dentes fazem parte de todo um conjunto do corpo, e não são parte isolada dele.
VH:As infecções bucais podem afetar o corpo em geral?
Dra. Léo: Sim. Nas infecções bucais, dentes cariados, quebrados, com presença de tártaros, restos de raízes ou gengivas inflamadas, servem como meio de entrada de bactérias para o corpo, através da corrente sanguínea. Sendo que o caso mais comum é a ENDOCARDITE BACTERIANA (infecção bacteriana dos músculos e válvulas do coração), mas outros órgãos também podem ser acometidos como pulmão, rins articulações.
VH: Doenças do corpo podem se manifestar na boca?
Dra. Léo: Sim, algumas doenças podem dar seus primeiros sinais na boca. Um exemplo muito comum é a presença de candidíase (sapinho) em grande quantidade na boca, pode ser indício de AIDS ou outras doenças causadas pela baixa imunidade. O HPV também se manifesta na boca, sob a forma de manchas brancas, bolinhas ou verrugas comuns, nas bochechas, língua, céu da boca e garganta.
VH: Qual a importância de solicitar exames antes da realização de cirurgias?
Dra. Léo: Os exames pré cirúrgicos são essenciais, porque se houver alguma alteração sistêmica, poderá vir a interferir na cicatrização da ferida cirúrgica. Temos como exemplo a glicose, e se a mesma estiver alterada, vai haver uma demora maior na cicatrização. Em alguns casos como em pacientes cardíacos é necessária uma cobertura antibiótica, antes da realização de procedimentos odontológicos.
VH: Qual a relação de um bom planejamento odontológico e a saúde geral?
Dra. Léo: O planejamento que o cirurgião-dentista faz não é apenas para o dentes, mas para evitar complicações futuras e mais sérias que poderiam acometer todo o organismo, como endocardite.
Dica: Seguindo à risca todas as recomendações dadas pelo seu dentista você terá uma excelente saúde bucal e geral.
( Consultório Léo & Kning )