A amamentação é incentivada, porque o leite materno é o alimento mais completo e digestivo, além de prevenir doenças. Crianças amamentadas no peito apresentam melhor desenvolvimento mental e maior equilíbrio emocional.
Quando a criança é amamentada, não está apenas sendo alimentada, mas também está fazendo um exercício físico importante para desenvolver sua face. Ao nascer, o bebê tem o maxilar inferior muito pequeno, que irá alcançar equilíbrio no tamanho em relação ao maxilar superior, tendo seu crescimento estimulado pela sucção do peito, e desenvolvimento da musculatura bucal.
As vantagens de maxilares desenvolvidos são, o melhor alinhamento dos dentes, o que diminui a necessidade de uso de aparelhos ortodônticos no futuro, além de dentes encavalados aumentarem o processo de cáries; a musculatura firme favorece a fala; a criança aprende a respirar corretamente pelo nariz, evitando doenças respiratórias como, amigdalite, pneumonias, cáries e gengivites, decorrentes do ressecamento dos dentes ao respirarem pela boca; e o processo da amamentação prepara a criança para a mastigação.
DICA:Segundo o Dr. Wilkning (Kning), a primeira consulta odontológica de uma criança deve ser antes do nascimento de seu primeiro dentinho, pois nesse primeiro encontro, o dentista orienta a respeito da higienização, dieta e como proceder quando os dentes começarem a irromper e a incomodar o bebê.
FELIZ DIA DAS MÃES!

