Aconteceu na tarde desta quarta-feira, 08 de julho, uma carreta pelas ruas de Itamarandiba, com a participação de proprietários de salões e barbearias. Os manifestantes realizaram uma carreata pacífica, a fim de pedir a liberação de seus segmentos.
“Nós profissionais da área de salões de beleza e barbearias, estamos reivindicando nosso direito de trabalhar, todo comércio é essencial, pois é o sustento de uma família. E através do nosso trabalho, da nossa renda contribuímos também com a economia do município. Só estamos querendo trabalhar com toda cautela e precaução.” Disse uma profissional do salão de beleza.
No dia 30 de junho, Itamarandiba seguiu a deliberação do Estado de Minas Gerais, o Comitê Municipal de Enfrentamento e Contingenciamento em Saúde Covid-19 deliberou a suspensão, a partir do dia (01 de julho), do funcionamento de salões de beleza e barbearias em Itamarandiba. A decisão se deu logo após o Estado de Minas Gerais incluir tais atividades dentre os estabelecimentos que devem ter o funcionamento proibido pelos municípios. A medida atendeu, também, a solicitação realizada pelo Ministério Público que tem atuado de forma coordenada nos municípios integrantes da regional de saúde, ante a escalada da Covid-19 na região do Alto Jequitinhonha.
Segundo membros do Comitê Municipal de Enfrentamento e Contingenciamento ao Covid-19, a proibição é Estadual e segundo o Ministério Público o Município não pode flexibilizar as proibições do estado, mas apenas ampliar as restrições.


