Atualmente a odontologia alcançou patamares de excelência em seus resultados, levando assim a uma grande satisfação dos pacientes. Com o objetivo de obter tais resultados, todos os cirurgiões-dentista não podem abrir mão de ferramentas que otimizam a eficácia de todo o seu trabalho. São elas:
• Exames Complementares,
• Exames Laboratoriais
• Exames de Imagens.
Os Exames Complementares fornecem informações necessárias para a realização do diagnóstico de determinadas alterações ou doenças.
A maioria das doenças determina um aparecimento significativo de manifestações bucais, ou seja, muitas vezes elas apresentam os primeiros sinais na boca, fazendo com que o dentista seja o primeiro profissional a suspeitar ou mesmo diagnosticar graves doenças sistêmica.
A nível odontológico, a verificação do tempo de coagulação (TC), Tempo de sangria (TS) e fragilidade capilar (FC) são exames simples e suficientes para verificar a presença de alterações significativas.
O Hemograma é uma bateria de exames complementares. Ele fornece informações sobre processos infecciosos agudos, supurativos ou não, processos alérgicos e doenças que afetam os glóbulos brancos.
Nos exames de Imagens, radiografias como periapical e panorâmica são utilizadas para a avaliação de lesões bucais e principalmente nos tecidos ósseos.
Tomografia Computadorizada tem uma grande vantagem em relação a outros métodos radiográficos, porque em um mesmo estudo se avalia estruturas ósseas e tecidos moles, com um mínimo de radiação. Além da tomografia tradicional, existe a TOMOGRAFIA CONE BEAM, que disponibiliza imagens tridimensionais, sendo indicadas principalmente em casos de IMPLANTES.
Sendo assim, todos os profissionais da Odontologia devem utilizar esses artifícios para alcançarem resultados melhores e uma maior satisfação dos clientes.
Dr. Alan Sabará - Doutor e Mestre em Implantodontia

