Foi realizada nesta quarta-feira, 18/05/2016, uma passeata em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que é um movimento que teve seu inicio marcado em 1987. Ainda no mesmo ano estabeleceu-se o lema do movimento: "Por uma sociedade sem manicômios", e o dia 18 de maio foi definido para comemorar este movimento em todo o país desde então.
A passeata teve como ponto de partida a praça Tancredo Neves, às 8:00, e teve fim em um encontro com os participantes na câmara municipal, onde foram mostradas ao publico as diferenças entre o tratamento oferecido aos internos de antigamente e os que hoje fazem parte do CAPS.
O Movimento da Luta Antimanicomial faz lembrar que como todo cidadão estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade e a viver em sociedade, além do direito a receber cuidados e tratamentos sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.
O Movimento tem como meta a substituição progressiva dos hospitais psiquiátricos tradicionais por serviços abertos de tratamento e formas de atenção dignas e diversificadas de modo a atender às diferentes formas e momentos em que o sofrimento mental surge e se manifesta. Esta substituição implica na implantação de uma ampla rede de atenção em saúde mental que deve ser aberta e competente para oferecer atendimento aos problemas de saúde mental da população de todas as faixas etárias e apoio às famílias, promovendo autonomia, descronificação e desinstitucionalização.
O Movimento caracteriza-se pelo seu caráter democrático, contando com a participação ativa e efetiva dos usuários de serviços de saúde mental, seus familiares, profissionais, estudantes e quaisquer interessados em defender uma postura de respeito aos diferentes modos de ser e a transformação da relação cultural da sociedade com as pessoas que sofrem por transtornos mentais.