Na noite do dia 30 de outubro, ocorreu no Salão do Júri do Fórum da Comarca de Itamarandiba a palestra "O Protesto Extrajudicial como meio de desafogamento do Judiciário - Como aumentar a efetividade das decisões judiciais e recuperação de créditos públicos e privados."
Na oportunidade, o Tabelião de Protesto de Títulos da Comarca de Itamarandiba, Carlos Londe, expôs ao público presente os resultados de recuperação de crédito, resultados proporcionados pelos cartórios de protesto do Estado de Minas Gerais e de todo o Brasil. Demonstrou que mais da metade das dívidas encaminhadas a protesto são pagas pelos devedores em prazos extremamente curtos, em contraposição à baixa efetividade e longo prazo de demandas judiciais para cobrança de dívidas. Por fim, demonstrou que a efetividade do protesto de títulos privados já foi aplicada com sucesso aos títulos da dívida ativa, como os impostos e multas, e que a lógica é que a mesma efetividade ocorrerá também com as sentenças e decisões judiciais. Antes do coffee-break, o palestrante abriu a palavra aos presentes, que fizeram indagações pertinentes.
Deve-se ressaltar a presença da atual presidente da Câmara de Vereadores, Lourdes Vieira, bem como do presidente eleito para o próximo biênio, Heli Nunes, bem como dos vereadores Marlene e Vicente Andrade Silva. Foram convidados todos os vereadores dos municípios de Itamarandiba, Carbonita e Aricanduva, bem como os prefeitos municipais.
"Creio que o evento tenha sido um sucesso", afirmou Carlos Londe, à equipe do Itamarandiba Hoje, "pois foi possível levar aos cidadãos itamarandibanos um pouco de informação a respeito do Direito Notarial e Registral, a respeito dos 'cartórios', área em que ainda falta muita informação, inclusive aos profissionais do direito. Eventos como esse servem para aproximar ainda mais a população dos cartórios, para que a população possa perceber a quantidade de serviços que os cartórios podem prestar, de forma rápida e segura, à população."

