Outubro Rosa: Saúde bucal e geral da mulher

Out 31, 2014 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

No mês da mulher, aproveitamos para ressaltar que a saúde bucal feminina tem peculiaridades que inspiram cuidados e atenção específicos. São diferenças relacionadas às flutuações hormonais, mudanças do corpo decorrentes da puberdade - menstruação, uso de anticoncepcionais, gestação e osteoporose, os quais influenciam os tecidos bucais, tornando as gengivas mais sensíveis à placa bacteriana.

Ao longo da vida da mulher podem ocorrer alterações, tais como:

·         Puberdade:é comum antes da menstruação as gengivas sangrarem, incharem e o aparecimento de herpes labial, aftas, que desaparecem no final da menstruação. Anticoncepcional oral: Como efeito colateral mais comum é a inflamação da gengiva.

·         Gravidez:estudos comprovam que uma grande parte das gestantes apresentam sinais clínicos de gengivite como sangramento e inchaço. As cáries não aumentam durante a gravidez, e o que ocorre é a necessidade de uma maior ingestão de açúcar para repor as necessidades energéticas da grávida ou de quem amamenta predispondo a um risco maior de cárie por se expor a mais fatores que favorecem o seu aparecimento.

·         Menopausa:nesta fase da vida da mulher, pode ocorrer a presença de desconforto bucal, sensação de ardência, alteração do paladar, gengivas avermelhada e inflamada, e boca seca.

·         Osteoporose:a osteoporose é comum na mulher de 3ª idade. Pesquisas mostram a relação entre osteoporose e perda dos dentes, devido à diminuição da densidade óssea que, junto com a doença periodontal, acelera o processo de perda de estrutura óssea ao redor dos dentes. A gengivite é causada por bactérias que podem entrar na corrente sanguínea e ser causa de complicações sistêmicas, tais como: ataques cardíacos fatais, derrame ou AVC, e diabetes que, mesmo controlada, é um fator de risco. Partos pré-maturos ou bebês de baixo peso também ter um cuidado especial, porque aumentam o nível dos líquidos biológicos que estimulam o parto.

DICA:A melhor defesa é a manutenção da saúde bucal com o uso de escovas macias, creme dental, fio dental e um enxaguante bucal, além de visita regular ao dentista, para um checkup preventivo.

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
HomeNotícias da RegiãoMutirão para carteira de identidade na Câmara Municipal de Itamarandiba é sucesso e atende centenas de pessoas