Olá! Como vai você? Eu sou Maria Cecília Sales Mendes Prates, médica Nefrologista. Atualmente sou professora do curso de Medicina da UFVJM, atendo em consultório e trabalho no serviço de Hemodiálise da Santa Casa de Diamantina.
Mensalmente vamos falar sobre nefrologia e sobre as doenças que afetam os rins! Esse mês vamos falar sobre cistos renais.
Cistos renais são lesões geralmente redondas, com conteúdo interno líquido, originárias nos rins. Podem, eventualmente, estar associados a doenças graves, que inclusive comprometem a função renal. Entretanto, na maioria das vezes, são do tipo simples, ou seja, cistos benignos que raramente complicam.
A causa para o surgimento dos cistos renais simples ainda não foi bem esclarecida. Frequentemente, são lesões isoladas (muitas vezes únicas), embora cistos múltiplos possam ocorrer em um ou ambos os rins. Normalmente estão relacionados ao envelhecimento e mais da metade da população acima de 60 anos podem sofrer desta condição.
Quando o cisto no rim é pequeno, a pessoa não apresenta sintomas. Por serem assintomáticas, essas pessoas podem passar vários anos sem saber que possuem cisto renal. No entanto, em casos onde os cistos são maiores e mais complexos, algumas alterações clínicas podem ser percebidas. Embora infrequentes, os cistos renais podem ser focos de complicações, dentre elas a infecção do cisto (cisto infectado), causando febre e dor, ruptura do cisto, causando dor lombar ou no flanco, e obstrução da urina dentro do rim, levando a um inchaço renal (chamada hidronefrose), que frequentemente gera dor.
Como, na maioria dos casos, o cisto no rim não causa nenhum sintoma e no exame físico ele não tem o tamanho suficiente para ser palpável, o diagnóstico geralmente é feito ocasionalmente, durante exames rotineiros de imagem, que podem ser a ultrassonografia, tomografia computadorizada ou a ressonância magnética
A pergunta mais frequente em relação aos cistos renais é: “Doutora, tenho cistos renais, devo me preocupar? Isso pode virar um câncer?”
A maioria dos cistos é de origem benigna e não possui capacidade de provocar metástases. No entanto, alguns casos é preciso ter atenção, pois alguns deles podem sim evoluir para um câncer renal. Por isso a importância de um acompanhamento médico para avaliar cada caso.
Abraço
Dra. Maria Cecília.
Atendimentos:
· Diamantina: Rua do Fogo, 400 – Centro. Tel: (38) 9.9973-1321
· Itamarandiba: Rua Santa Luzia, 85 – Centro. Tel: (38) 3521-1869 ou (38) 9.9199-5758
· Capelinha: Rua JK, 73 – Centro. Tel: (33) 9.9139-1010 ou (33) 3516-2245
· Gouveia: Rua João Pequi, 63 – Centro Tel: (38) 9.9866-7740