Imprimir esta página

Nefrologista, Drª Maria Cecilia fala sobre: Saúde dos Rins e exame de Creatinina para Todos!

Mar 16, 2023 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

Olá! Como vai você?

 

Eu sou Maria Cecília Sales Mendes Prates, médica nefrologista. Atualmente sou professora do curso de Medicina da UFVJM e trabalho no serviço de Hemodiálise da Santa Casa de Diamantina. 

Mensalmente vamos falar sobre nefrologia e sobre as doenças que afetam os rins!

Mês passado falamos sobre os rins e prometi que este mês falaríamos sobre as principais doenças que afetam o funcionamento deles. No mês de março comemoramos o Dia Mundial do Rim. Todos os anos a Sociedade Brasileira de Nefrologia coordena no Brasil a Campanha Mundial do Rim, que tem por objetivo disseminar informações sobre as doenças renais. Sendo assim, não poderia deixar de falar sobre o tema escolhido para este ano: “SAÚDE DOS RINS (& exame de creatinina) PARA TODOS”

A avalição da função renal tem grande relevância para o diagnóstico, prognóstico e acompanhamento das doenças renais. A avaliação laboratorial é de extrema importância, pois a maior parte das doenças renais só se manifestam clinicamente quando de 50 a 75% da função renal está comprometida.

Você sabe o que é creatinina? Nossos músculos necessitam de grande quantidade de energia para exercer suas funções. A principal fonte de energia vem de uma proteína chamada fosfocreatina, obtida pela alimentação e também sintetizada pelo fígado, rins e pâncreas, e posteriormente armazenada nas fibras musculares. Os músculos utilizam a creatina e a fosfocreatina como fonte de energia e o produto residual, proveniente do metabolismo muscular e do consumo de carnes é a creatinina. Como a creatinina não tem valor para o organismo, ela é rapidamente filtrada pelos rins e eliminada na urina. 

O exame de creatinina é importante para avaliar se seus rins estão funcionando adequadamente. Quando a função renal está comprometida, a excreção da creatinina é reduzida e seus níveis no sangue aumentam. Quanto mais alta a creatinina estiver, mais grave é o caso de insuficiência renal.  

O valor normal de creatinina para homens adultos é de 0,6 a 1,3mg/dl e para mulher adulta é de 0,5 a 1,1mg/dl. 

Os valores aumentados de creatinina podem indicar: 

1) quadros de insuficiência renal aguda e crônica;

2) necrose tubular; 

3) glomerulonefrite; 

4) desidratação; 

5) hipertireoidismo.

 

A dosagem da creatinina está indicada para indivíduos que tem maior risco de desenvolver doença renal, como por exemplo as pessoas com: 1) pressão alta; 2) uso crônico de anti-inflamatórios; 3) diabetes; 4) infecção urinária; 5) glomerulonefrite; 6) cálculo renal (pedras nos rins); 7) insuficiência cardíaca; 8) insuficiência renal. 

A dosagem da creatinina deve ser incluída nos exames de rotina e avaliada anualmente. Nas pessoas portadoras de Doença Renal Crônica ou de qualquer outra doença renal, este exame deve ser avaliado com maior frequência. 

E aí; gostou do assunto? Então me conta: qual a última vez que você realizou um exame de creatinina?

Em caso de dúvida, procure um Nefrologista – médico especialista dos rins.

Tenham um excelente mês!

Abraço, 

Drª Maria Cecília.

 

Atendimentos:

•Diamantina: Rua do Fogo, 400 – Centro. Tel: (38) 99973-1321

•Itamarandiba: Rua Santa Luzia, 85 – Centro. Tel (38) 3521-1869 ou (38) 99199-5758

•Gouveia: Rua João Pequi, 63 – Centro Tel: (38) 99866-7740

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Mais recentes de Redação