O longo período de estiagem que afeta especialmente a região Norte/Nordeste de Minas Gerais, em plena estação chuvosa, fez com que o Estado de Minas Gerais decretasse a situação de emergência em razão da Seca em 90 municípios mineiros, dentre os quais sete são da região: Aricanduva, Carbonita, Chapada do Norte, José Gonçalves de Minas, Minas Novas, Turmalina e Veredinha, conforme Decreto nº 532, de 08 de novembro de 2023.
Os efeitos da estiagem prolongada se faz sentir ainda mais com as sucessivas ondas de calor que se espalharam por boa parte do país comprometendo-se, em boa medida, a disponibilidade dos recursos hídricos, além de ocasionar prejuízos para as atividades agrossilviopastoris em nossa região.
De acordo com levantamento realizado pela EMATER em Itamarandiba, a região registra baixos índices pluviométricos bastante incomuns para esta época do ano, além de elevadas temperaturas, sendo que os produtores rurais já registram perdas especialmente em razão da baixa disponibilidade de pastagens com consequente queda do peso dos animais e baixa na produção de leite, além da perda de plantios, notadamente de milho e feijão comuns nessa época do ano. As atividades da silvicultura também seguem prejudicadas, já que os plantios de eucalipto se dão especialmente no início da estação chuvosa em nossa região.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia-INMET, a cidade de Itamarandiba registrou no mês de novembro, até presente data, apenas 9,7 mm, ao passo que a média histórica para o mês de novembro é de cerca 180 mm. Além disso, o município chegou a registrar altas temperaturas de até 38º C nos últimos dias, fazendo com que se agrave os efeitos da estiagem e aumente a demanda por consumo d’água.
A situação fez com que o Município decretasse, no último 17 de novembro, situação de emergência em razão da Seca que afeta praticamente toda a região. De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente já são cerca de 20 (vinte) comunidades rurais atendidas pelo abastecimento alternativo d’água por meio de caminhão pipa da Prefeitura em diferentes regiões do Município.
Em Minas Gerais, de acordo com a Defesa Civil Estadual, atualmente há 101 municípios em situação de anormalidade por motivos de estiagem/seca. Além disso, os prognósticos para os próximos meses indicam a persistência da situação de anormalidade ante as previsões de índices pluviométricos abaixo da médias históricas e temperaturas ligeiramente mais elevadas na porção Norte/Nordeste do Estado.
Para acompanhar previsões, alertas e dicas da Defesa Civil, o leitor poderá se cadastrar no número 40199. Para tanto, basta enviar um SMS a este número com o CEP da sua residência ou local desejado. Assim, os alertas climáticos chegarão ao seu celular gratuitamente.