Itamarandiba recebe a visita do Mestre Carlos Teodoro Irigaray, que integra a Direção do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal

Mai 21, 2022 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

Em meados do mês de abril, Itamarandiba recebeu a ilustre visita do membro do conselho superior do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal-UDV, Sr. Carlos Teodoro Irigaray. Ele que é Procurador do Estado de Mato Grosso e Professor Titular (PhD) de Direito Ambiental na UFMT é também responsável, no âmbito internacional, pela supervisão dos trabalhos da UDV nos 09 países onde a instituição está presente, além do Brasil. Mestre Teodoro Irigaray, como também é chamado pelos membros da instituição,  recebeu as boas-vindas do itamarandibano Sr. Gilberto Araújo, que é fundador da AAMAR, vereador e membro da Direção da União Vegetal em Itamarandiba e região. 

Em entrevista exclusiva ao jornal “O Vale Hoje”, Mestre Teodoro Irigaray falou sobre a história, trabalhos realizados e a finalidade da religião criada bem no coração da Floresta Amazônica por um seringueiro de nome José Gabriel da Costa (Mestre Gabriel), em 22 de julho de 1961.

Mestre Carlos Teodoro ressaltou que a União do Vegetal (UDV) é uma religião simples, de origem cabocla e base cristã que prega os ensinamentos de Jesus. Ela tem nos seus quadros sociais desde trabalhadores rurais até autoridades dos três poderes (Governadora e parlamentares, desembargadores e juízes federais, entre outros), ressaltando que, infelizmente ainda paira muito preconceito com esse trabalho religioso. 

Segundo ele, “embora a União do Vegetal não seja uma instituição secreta a UDV  sempre tivemos esse perfil de mais descrição, e quando nos manifestamos em veículos de comunicação é no intuito de superar os preconceitos e desinformações. Circula muito coisa que não é real; muitas pessoas pensam que o chá é um alucinógeno e, pelo contrário, é ele é comprovadamente inofensivo à saúde e promove uma ligação com a espiritualidade e com o plano superior; além de ter propriedades reconhecidas como eficazes no combate aos vícios de drogas lícitas e ilícitas, o que inclui o álcool e o tabaco. São muitas as pessoas que após chegarem à União do Vegetal, se libertaram desses vícios e hoje desempenham funções importantes na sociedade.”, explicou.

Ao mencionar sobre os trabalhos sociais desenvolvidos pela religião, Mestre Teodoro Irigaray destacou os projetos de inclusão digital, de alfabetização de adultos, conscientização e preservação ecológica e, exemplificou, a atuação da Associação Beneficente Casa da União (entidade filantrópica coligada à UDV) que abrange todas as cidades e países onde a União do Vegetal está presente, inclusive em Itamarandiba. 

“A Casa da União é parceira da AAMAR de Itamarandiba, prestando apoio às atividades e contribuído com o crescimento da instituição e com a expansão desse trabalho que tem beneficiado tantas pessoas. Mas, claro que o trabalho vai muito além de dar suporte aos que buscam livramento dos vícios. Recentemente estive na Europa e presenciei na Espanha o trabalho de apoio que a Casa da União tem desenvolvido junto às mulheres refugiadas oriundas de 9 países (incluindo Rússia e Ucrânia). Um trabalho social extremante relevante!”, contou.

Durante a entrevista exclusiva, Sr. Carlos Teodoro, enfatizou, por várias vezes, que o Centro Espírita União do Vegetal é uma instituição familiar e que preza pela família. De acordo com ele, a UDV considera como prioritário e mais importante o trabalho pelo fortalecimento das famílias e completou: “Essa é base da União do Vegetal! Somos cientes que famílias bem orientadas e equilibradas são os pilares para uma nação próspera. Nós trabalhamos muito com as famílias; portanto, todas as atividades são complementares ao apoio e fortalecimento das pessoas, das famílias, da beneficência, do amor ao próximo que Jesus nos ensinou.”.  

Nesse contexto, ele aproveitou para expor que a UDV está de portas abertas para receber as pessoas, mas essas chegam através de convites ou após demonstração de interesse junto a algum sócio.  “Nós não somos uma instituição religiosa que faz propaganda para arrebanhar discípulos! As pessoas que chegam são auxiliadas e muitas vezes transformam suas vidas positivamente. Então isso serve de publicidade, pois os familiares enxergam a transformação e também querem participar.”. 

Atualmente com 216 sedes (Núcleos e Distribuições Autorizadas de Vegetal), localizados em todos os estados brasileiros e em dez países: Estados Unidos, Canadá, Peru, Portugal, Espanha, Reino Unido, Suíça, Itália, Holanda e Austrália, a UDV agrega cerca de 27 mil pessoas. Em Itamarandiba a instituição existe desde 23 de agosto de 2014 e hoje conta com 67 sócios. Com regras a serem seguidas em todo o mundo, as sessões acontecem sempre no 1º e 3º sábado do mês. Em Itamarandiba os rituais religiosos são realizados na sede da UDV, localizada na Fazenda Martins, cerca de 09 km da cidade.

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
HomeNotícias da Região