A luthieria é uma arte muito antiga, tão antiga quanto a música, arte que se originou na França por volta do ano 200 A.C, e atualmente já engloba a engenharia e manutenção de equipamentos de som.
O luthier é o profissional que cria o conceito, fabrica ou mesmo concerta instrumentos musicais e derivados, formado pela CEMG Ouro Preto. E o conhecido professor de música Junior Reis trabalha como luthier em nossa cidade atuando em diversas áreas da manutenção e concepção de instrumentos musicais, sejam eles de cordas, teclas ou equipamentos de som. Segundo Júnior muitas vezes as pessoas jogam fora instrumentos e equipamentos bons por falta de um profissional capacitado para efetuar a devida manutenção do mesmo.
Um dos serviços mais procurados tem sido o desempenho do braço de violões, então se você tem um violão que você tem que colocar muita força para poder produzir som e consecutivamente isso está te desmotivando a tocar, solicite um orçamento ou leve o instrumento até um dos polos do instituto Harmonia Musical.
Alguns dos nossos últimos serviços prestados: manutenção e equalização de som para show acústico para o restaurante Mix Center Bat; Reconstrução do leque harmônico de um violão trovador da Giannini, modelo raro com cerca de 50 anos desde que não se fabrica mais do modelo; Colagem de captação ativa da sanfona Todeschini para o senhor Mundinho da Nara, instrumento com quase 80 anos de idade. ´Vivemos em um tempo que a pessoa tem pressa para tudo, não podemos deixar que a velha arte manual de cuidar dos instrumentos musicais seja atropelada pelos avanços da nossa era. ’Disse Júnior Reis.