No dia 26 de agosto, municípios do Vale do Jequitinhonha foram enquadrados na onda amarela do plano Minas Consciente, criado pelo governo estadual para promover a retomada gradual e segura da economia. Tão logo a decisão foi divulgada, o prefeito de Itamarandiba, Luiz Fernando Alves, e membros do Comitê Municipal de Enfrentamento e Contingenciamento em Saúde Covid-19 se reuniram para discutirem a adesão do município itamarandibano a essa nova fase que libera a abertura de salões de beleza, barbearias e outras atividades comerciais, desde que respeitados os protocolos sanitários.
A adesão de Itamarandiba foi anunciada na noite de ontem, quarta-feira (26), pelo prefeito Luiz Fernando em uma rede social. O chefe do executivo explicou a importância das ações realizadas, até o momento, pelo município no combate e precaução à pandemia do coronavírus, bem como as vantagens de Itamarandiba aderir ao Minas Consciente na onda amarela, a qual segundo ele, é uma fase mais favorável a flexibilização ao funcionamento do comércio local; com isso atividades empresariais que estavam fechadas terão a permissão para reabrirem. “Finalmente o governo do estado definiu que nossa região evoluiu da onda vermelha para a onda amarela do Minas Consciente. Nos reunimos com o Comitê de Prevenção a Covid-19 e por unanimidade foi decidido a adesão do plano. Com isso, respeitando os protocolos de segurança, algumas atividades comerciais voltarão a funcionar no nosso município.”.
Entretanto, o prefeito ressaltou que o programa Minas Consciente funciona em “ondas”; podendo ele evoluir ou retroceder. Sendo assim, para que Itamarandiba não volte para a onda vermelha, a qual é vedada uma série de atividades, é de extrema importância que a população e comerciantes continuem a respeitar os protocolos sanitários de segurança e precaução ao contágio do coronavírus, dentre eles as normas de higienização e distanciamento. “O Minas Consciente funciona em ondas. É uma escada onde cada degrau representa um avanço em relação a etapa anterior. Sendo assim, ao aderirmos a onda amarela automaticamente atividades que estão na vermelha se encontram permitidas também.”, diz Alves.
O Decreto municipal de Nº 4709/20, o qual dispõe acerca da adesão do município ao Minas Consciente, foi publicado na manhã do dia 27/08 e pode ser acessado e/ou baixado através do link: https://drive.google.com/file/d/1CzO4_vI_RVZPcsKCUNUinHKnQSKNkTzX/view?usp=sharing
Fonte: Da redação: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Itamarandiba

