É histórico e de praxe que a população de Itamarandiba comemore o aniversário do município no dia 24 de junho. Contudo, alguns itamarandibanos contestam essa data e defendem que as festividades de mais um ano de vida devam ser em 24 de setembro. Ou seja: no dia de hoje.
A dúvida acontece pelo fato de o município ter como data de fundação 24 de junho de 1675 e como data de emancipação política 24 de setembro de 1862. Essas duas versões são facilmente compreendidas quando se analisa documentos que se referem à origem do município de Itamarandiba.
Vejamos
“O Povoado de São João Batista, antiga denominação de Itamarandiba, tem sua origem na exploração do ouro e pedras preciosas ainda no tempo dos Bandeirantes. Surgiu ao redor de uma primeira capela, em 1.765. (...) Itamarandiba foi elevada a distrito em 1840, emancipando-se, finalmente em 1862.”. - Texto retirado de documentos arquivados no departamento de Patrimônio Histórico e Cultural de Itamarandiba.
Em outro documento, este Livro da Lei Mineira 1862, consta a Lei Nº 1:136 de 24 de setembro de 1862 no qual o Coronel Joaquim Camillo Teixeira e Motta sancionou a seguinte lei: “Art. 1º - A povoação de S. João Baptista ora pertencente ao município de Minas Novas é elevada à cathegoria de Villa, que terá por título Villa de S. João Baptista. Art. 4º - Este município será installado logo que seus habitantes pronptifiquem a sua custa um edifício com acomodações para a câmara municipal e cadêa.”.
Tendo 153 ou 340 anos o certo é que em Itamarandiba o moderno e o antigo, o novo e o velho, o futuro e o passado sempre estão em consonância; o que faz com que o município continue a ser acolhedor, de belezas, encantos e de um povo sem igual. Amá-lo e fazer parte de sua história é orgulho para todos os filhos dessa terra!
Que seja em 24 de junho ou 24 setembro. Viva Itamarandiba, viva o povo itamarandibano, viva a sua história!
Texto: Ernane Frois / Fotos: Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural de Itamarandiba






