Implantes e Qualidade de Vida em Idosos: Vamos ser mais transparentes!

Jul 12, 2015 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

Dr. Henéias, especialista em Implantodontia, responde às dúvidas de um cliente sobre implantes, dúvidas que também podem ser as suas. Confira!

 

- J.V:Pacientes idosos com falta de dentes, total ou parcial, podem receber implantes?

- Dr. Henéias:Sim. São considerados idosos, indivíduos acima de 70 anos e não há nenhuma contraindicação de implantes para este grupo de pacientes. A Falta de dentes em pessoas com idade avançada prejudica a mastigação, priva-os de determinados alimentos e sobretudo dificulta a comunicação e o relacionamento pessoal, diminuindo a autoestima e levando estes idosos muitas vezes ao isolamento social. Com a idade podem aparecer algumas doenças que na verdade podem dificultar os procedimentos cirúrgicos, mas são raras as doenças que contraindicam totalmente a colocação dos implantes. Caso o paciente se encontre com boa saúde, será um bom candidato a receber os implantes e as próteses sobre implantes.

- J.V:Um paciente que usa próteses totais (dentaduras), irá precisar de um implante para cada dente?

- Dr. Henéias:Não. Para pacientes totalmente desdentados podemos indicar quatro, seis ou oito implantes para a parte superior e uma prótese fixa com até 12 dentes fixos sobre estes implantes. Para a parte inferior podemos indicar quatro ou cinco implantes e uma prótese de até 12 dentes, também fixa sobre estes implantes. Cada caso deve ser bem planejado, com um estudo minucioso através de Raio-X panorâmico, Tomografias Computadorizadas (agora fácil em nossa região), exame clínico e exames de laboratório (exames de sangue).

- J.V:Há algum desconforto com o uso das próteses sobre implantes?

- Dr. Henéias:Os implantes dentais e as próteses fixas sobre implantes devolvem a estética facial, melhoram a capacidade de mastigação e possibilitam uma dieta mais rica e variada. Após a confecção das próteses sobre implantes, uma correta higienização e cuidados com a manutenção serão essenciais para o bom funcionamento das próteses. O conceito de qualidade de vida está associado ao bem estar social, autoestima, bom humor, saúde, capacidade de se relacionar com outras pessoas, passeios e viagens. A implantodontia pode devolver à terceira idade a possibilidade de usufruir dessas conquistas oferecendo uma dentição fixa associada à beleza do sorriso.

Dr. Heneias A. Oliveira CROMG: 20445 Especialista em Implantodontia

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
HomeNotícias da Região