Na manhã desta quarta-feira, 18 de janeiro, funcionários do Ministério da Saúde, juntamente com profissionais da Secretária Municipal de Saúde de Itamarandiba, realizaram uma ação preventiva na zona rural de Itamarandiba, na região do Distrito de Padre João Afonso. O trabalho consistiu na captura de macacos para análise, para detecção de contaminação do vírus da Febre Amarela.
A Secretaria Municipal de Saúde de Itamarandiba informa que as ações tomadas, são preventivas, já que em Itamarandiba, até o momento não foi constatado nenhum caso suspeito da doença. Informou ainda que todas as pessoas que não estiverem com o cartão em dia, serão vacinadas.
Na medida em que as doses são consumidas nas unidades de saúde, novas doses serão encaminhadas da Regional que é Diamantina para a cidade de Itamarandiba.
Vale ressaltar que a prioridade é a zona rural, localidade que faz limite com o Município de São Sebastião do Maranhão e Coluna, onde casos estão sendo investigados.
Hoje pela manhã centenas de pessoas estiveram nas filas nos postos de saúde, algumas chegaram por volta das 03 horas da madrugada para garantir a vacina. Com a grande demanda, muitas pessoas voltaram sem serem vacinadas. Mas todo dia estará chegando doses da vacina para atender a demanda da população.