Neste 26 de maio de 2020, o Comitê Municipal de Enfrentamento e Contingenciamento em Saúde-COVID-19 apreciou novos pleitos de liberação do funcionamento de atividades, notadamente dos centros de formação de condutores e de academias.
O DETRAN, no âmbito do programa Minas Consciente, havia expedido, em 18 de maio, portaria autorizando o retorno das atividades dos centros de formação de condutores em Minas Gerais, desde que observadas as exigências de prevenção e mediante autorização prévia dos Municípios.
A proposta foi então apreciada pelo Comitê Municipal que deliberou pela possibilidade, no atual cenário, do retorno das atividades dos centros de formação de condutores, porém mediante adesão a um protocolo específico, ainda a ser regulamentado pelo Município, onde serão acrescidas e reforçadas novas medidas de prevenção à transmissibilidade do coronavírus, além daquelas já estipuladas pelo DETRAN. A previsão é de que nos próximos dias as CFC’s retomem suas atividades de forma contingenciada. Reunião técnica com o seguimento já foi agendada pela Secretaria Municipal de Saúde.
A medida também poderá ser revista a qualquer momento pelo Comitê, sendo que as liberações de funcionamento dependerão muito da dinâmica da doença no Município e o acolhimento das regras de prevenção estabelecidas.
Na reunião, também foram ouvidos os representantes do segmento de academias do Município. A atividade encontra-se suspensa desde o mês de março. Na oportunidade, os representantes das academias apresentaram as dificuldades que passa o setor e as propostas contendo orientações gerais ao funcionamento das atividades.
O Comitê, no entanto, manteve suspenso o funcionamento das academias. Na próxima semana, porém, o segmento deverá apresentar, inclusive com a manifestação da Vigilância Sanitária do Município, propostas de protocolos específicos compatíveis com as particularidades das academias locais.
O objetivo é permitir que se construa soluções conjuntas com o seguimento, observando-se as orientações do Ministério da Saúde e as especificidades locais. Desta maneira, o funcionamento das academias segue suspenso até posterior deliberação do Comitê.