Olá! Como vai você?
Eu sou Maria Cecília Sales Mendes Prates, médica nefrologista, formada pela Faculdades Unidas do Norte de Minas, especialista em Clínica Médica pela Santa Casa de Caridade de Diamantina/UFVJM e especialista em Nefrologia pela Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. Atualmente sou professora do curso de Medicina da UFVJM e trabalho no serviço de Hemodiálise da Santa Casa de Diamantina.
Mensalmente vamos falar sobre nefrologia e sobre as doenças que afetam os rins!
O assunto escolhido para este mês é os rins!
Os seres humanos possuem dois rins, de coloração vermelho escuro, em formato de feijão, localizados ao lado da coluna vertebral, na região posterior do abdome, atrás do peritônio. Cada rim pesa cerca de 150 gramas e mede de 10 a 13cm no adulto. O rim direito encontra-se logo abaixo do fígado e o esquerdo abaixo do baço. Os rins são envoltos por um tecido fibroso chamado cápsula renal. Ao redor de cada rim existe um acúmulo de tecido adiposo e acima deles encontramos as glândulas adrenais.
É muito comum as pessoas acreditarem que os rins são responsáveis apenas pela formação da urina. Você sabia que os rins recebem cerca de 1,2L de sangue por minuto? Podemos dizer que os rins filtram todo o sangue de uma pessoa 12 vezes por hora.
Microscopicamente, cada rim é formado por cerca de 1 milhão de pequenas estruturas chamadas néfron. Os néfrons são as unidades funcionais dos rins. Eles são responsáveis por:
1) filtrar o sangue para eliminar substâncias tóxicas; 2) manter o pH do sangue em equilíbrio;
3) manter o equilíbrio do organismo pois são capazes de regular a quantidade de íons como potássio, fósforo, sódio, medicação;
4) produzir hormônios importantes no controle da pressão arterial como a aldosterona;
5) produzir a eritropoietina responsável pela produção de glóbulos vermelhos, auxiliando na formação das hemácias e diminuindo os riscos de anemia;
6) são responsáveis pela ativação da vitamina D, vitamina de extrema importância para os ossos;
7) controlar a quantidade de líquido no organismo.
Como podemos observar, os rins são órgão muito complexos e o seu mau funcionamento pode colocar em risco a vida do ser humano.
Você sabe quais são as principais doenças que afetam o funcionamento dos rins? Este será o nosso próximo assunto.
Tenham um excelente mês!
Abraço,
Por Drª Maria Cecília.
Atendimentos:
Diamantina: Rua do Fogo, 400 – Centro. Tel: (38) 99973-1321
Itamarandiba: Rua Santa Luzia, 85 – Centro. Tel (38) 3521-1869 ou (38) 99199-5758
Gouveia: Rua João Pequi, 63 – Centro Tel: (38) 99866-7740