Olá! Como vai você?
Eu sou Maria Cecília Sales Mendes Prates, médica Nefrologista. Atualmente sou professora do curso de Medicina da UFVJM e trabalho no serviço de Hemodiálise da Santa Casa de Diamantina.
Mensalmente vamos falar sobre nefrologia e sobre as doenças que afetam os rins!
Cerca de 850 milhões de pessoas sofrem de doença renal no mundo. Um a cada dez brasileiros possuem problemas renais. Essas doenças são consideradas silenciosas e por isso, é muito comum que muitos pacientes, sem saber da sua condição, deixem de buscar tratamento, o que pode agravar o quadro de saúde.
O funcionamento dos rins pode estar prejudicado como consequência de algumas doenças, mas especialmente pelo estilo de vida.
Sabemos que a Obesidade é um dos fatores que prejudicam o bom funcionamento renal, com o aumento excessivo do peso corporal, o metabolismo demanda que os rins filtrem o sangue mais vezes e isso acaba sobrecarregando-os. Outro fator é a Hipertensão Arterial, sabe-se que, em uma pessoa saudável, os rins filtram 25% de todo o sangue bombeado pelo coração; nas pessoas hipertensas os rins ficam sobrecarregados e, ao longo do tempo isso pode diminuir o seu funcionamento. O Diabetes também prejudica o funcionamento renal, a longa exposição a níveis elevados de glicemia (açúcar no sangue) diminui a capacidade renal de filtrar o sangue. Diabetes e hipertensão são as principais doenças que acarretam falência renal terminal, quando há necessidade de iniciar hemodiálise ou diálise peritoneal.
Quanto ao estilo de vida, uma alimentação rica em gorduras e sal, o uso excessivo de medicamento, principalmente anti-inflamatórios (ex: nimesulida, diclofenaco, ibuprofeno...), o tabagismo e o consumo abusivo de álcool são extremamente prejudiciais aos rins.
Como são silenciosas, as patologias renais apresentam poucos ou nenhum sintoma nas fases iniciais. Por isso, muitos pacientes só recebem o diagnóstico em estágios avançados quando já não há muito o que fazer para recuperar a função dos rins.
É aconselhável que os adultos façam acompanhamento médico anual e avaliem a função renal ao menos uma vez ao ano. É importante também que fiquemos atentos aos sinais e sintomas que indicam que os rins não estão funcionando corretamente. Dentre eles, podemos citar: presença de sangue na urina, urina com espuma, cansaço sem causa aparente, perda de apetite, náuseas e vômitos, excesso ou ausência de urina, a primeira urina do dia muito clara “ alvinha”, anemia, dor nas costas próximo dos rins, inchaço no corpo.
Caso apresente algum desses fatores de risco ou estes sinais e sintomas, fique atento a possibilidade de ser uma doença renal e procure um nefrologista – o médico dos rins!
Tenham um excelente mês!
Abraço,
Drª Maria Cecília.
Atendimentos:
Diamantina: Rua do Fogo, 400 – Centro. Tel: (38) 99973-1321
Itamarandiba: Rua Santa Luzia, 85 – Centro. Tel (38) 3521-1869 ou (38) 99199-5758
Gouveia: Rua João Pequi, 63 – Centro Tel: (38) 99866-7740

