Dica Kining & Léo: Qual a relação que existe entre a boca e o coração?

Fev 23, 2016 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

O comprometimento da saúde bucal está diretamente associado à endocardite bacteriana. A doença afeta o coração com muita rapidez, pode comprometer as funções vitais e apresenta altos índices de mortalidade. As doenças periodontais (gengiva e osso),são as responsáveis pelo aparecimento de doenças do coração - endocardite bacteriana.

A endocardite bacteriana é uma infecção que acomete as válvulas do coração ou as paredes suasinternas,sendo que uma de suas causas é a má conservação dos dentes. As complicações de uma gengiva inflamada e também periodonto (osso e tecidos de sustentação dos dentes),ocorrem porque são tecidos muito vascularizados, ou seja, tem a presença de muitos vasos sanguíneos e quando inflamados tendem a sangrar muito durante a mastigação,escovação ou uso do fio dental. Essa hemorragia possibilita a passagem das bactérias que vivem na boca para a corrente sanguínea e assim chegar a outras partes do corpo,principalmente o coração. 
 
A Febre Reumática também ocorre devido à alta incidência de cáries e doenças da gengiva e periodonto. Ela afeta as válvulas do coração,principalmente as do lado esquerdo e podem levar à endocardite bacteriana. Pacientes que fazem uso de dentaduras também correm risco, caso haja acúmulo de fungos nas próteses. 
 

Como evitar? Escovando bem as próteses após as refeições. DICA: Visite seu dentista regularmente, para evitar a presença de cáries e doenças gengivais. Tenha uma boa higiene oral. 

 

 

 

 

 

 

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
HomeNotícias da RegiãoAMBJE realiza lançamento da Regularização Fundiária do Bairro Bom Jesus, maior da história de Minas Gerais