Imprimir esta página

Diagnóstico laboratorial da Covid-19

Abr 29, 2020 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

A covid-19 é uma doença causada pelo vírus SARS-COV-2, mais conhecido por novo Coronavírus. Surgiu na província de Wuhan, na China, e logo se espalhou pelo mundo, tomando proporções pandêmicas, infectando milhões de pessoas causando a morte de outras milhares, por insuficiência respiratória aguda.

De acordo com o Dr. Helton Gonçalves, Bioquímico e Diretor do Laboratório Biocenter, “o diagnóstico atualmente se baseia em dois tipos de exames. O RT-PCR é um teste molecular que pesquisa o RNA viral, em amostras da nasofaringe e orofaringe e que deve ser feito nos primeiros dias de sintomas (idealmente entre o 2º e 5º dias). Este exame é considerado o padrão ouro no diagnóstico da doença. A desvantagem é que é um exame de custo elevado e de execução mais demorada.

Temos também os exames sorológicos, que pesquisam os anticorpos produzidos pelo organismo no decorrer da doença, as Imunoglobulinas IgM e IgG. Podem ser feitos pelo método de Quimioluminescência ou Imunocromatografia (teste rápido).  Estes exames só devem ser realizados por profissional habilitado, em ambiente laboratorial, para garantir a segurança do resultado. A pesquisa de anticorpos deve ser feita a partir do 10º dia em diante após o início dos sintomas, que é o tempo médio em que os mesmos começam a ser detectados no sangue, mesmo assim com diferenças individuais importantes. Um resultado negativo não exclui a possibilidade de infecção, na vigência dos sintomas. Portanto, somente seu médico ou outro profissional de saúde saberá o momento correto da realização do mesmo, bem como a interpretação dos resultados”.

“É importante destacar que a pesquisa de anticorpos deve ser usada principalmente para fins epidemiológicos, quando poderemos identificar se determinada pessoa teve ou não contato com o vírus, tendo em vista que a maioria das infecções são assintomáticas, e, dessa forma verificar o perfil de imunização da população. Infelizmente, ainda conhecemos pouco dessa doença, e não dá para afirmar se essa imunidade será duradoura e eficaz” , finaliza.

 

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Mais recentes de Redação