Desembaraçando dúvidas sobre uso do sal mineral

Mai 15, 2019 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

...

A oferta de sal mineral deve ser garantida para o rebanho durante todo o ano, fornecendo aos animais níveis adequados de minerais não encontrados nas plantas forrageiras. Este alimento é composto de macrominerais (Cálcio, Fósforo, Magnésio, Potássio, Cloro, Sódio e Enxofre) e microminerais ( Ferro, Zinco, Manganés, Lodo, Selênio, Cobre, Cobalto e Molibdênio), para atender completa ou parcialmente as necessidades dos animais. O sal mineral, além de diversas outras vantagens, melhora a produção e qualidade do leite. 

Muitas pessoas pensam que sal mineral e sal branco têm a mesma composição ou que são parecidos, a ponto de usar o sal branco por ser mais barato. Sal Mineral é o mesmo que Sal Comum? Não, o sal comum não possui nada além de Sódio, Cloro e Iodo. Utilizando apenas este tipo de sal, os animais consumirão um alimento pobre em nutrientes e vale lembrar que, quanto maior a produção, maior será a necessidade de nutrientes e de minerais, que o sal branco não tem como o sal mineral.

Este alimento pode ser facilmente encontrado em Casas Agropecuárias, onde o produtor poderá escolher em comprar uma mistura ensacada já pronta, ou com auxílio de um técnico fazer a compra separa das fontes de minerais e formular sua própria mistura mineral. A melhor forma de se obter a indicação de qual sal mineral é o ideal para sua propriedade é consultando um técnico da área que entenda de nutrição animal. Ele irá realizar uma visita para avaliar os animais, pastagens e o tipo de alimento que está sendo fornecido para o rebanho, com base nisto ele irá indicar a melhor mistura mineral para aquela propriedade.

As deficiências de minerais podem ocorrer sobe diversos graus principalmente em sistemas de criação a pasto. Cada elemento exerce uma função de vital importância para a vida do animal, porém um dos fatores de maior impacto na produção leiteira é a relação entre Cálcio e Fósforo, onde os mesmos tem que obedecer uma relação de aproximadamente de duas partes de Cálcio para uma de Fósforo. O que acarretaria a deficiência destes dois minerais? O Cálcio em baixas quantidades pode causar uma má formação óssea de animais em crescimento, já vacas prestes a parir podem ter problemas de parto por não ter cálcio suficiente pra fazer as contrações.Baixos níveis de Fósforo afetam principalmente vacas em lactação e animais em crescimento, retardando o crescimento, afeta os ciclos reprodutivos das matrizes reduzindo a taxa de fecundação e natalidade do rebanho, desenvolvimento anormal de fetos, atraso no ciclo estral, aumentando assim o intervalo entre partos, podendo levar também a retenção de placenta e em casos mais graves ao aborto.

Outro tipo de suplementação que está sendo muito utilizada é o sal proteinado, o que seria? Nada mais é que um suplemento enriquecido com proteínas, que além desse macronutriente, oferece minerais complementares para manter ou repor a deficiência no organismo do animal como: cálcio, ferro, zinco, fósforo, vitaminas A e E, entre outros. Este alimento deve ser fornecido principalmente para novilhas e vacas em lactação, por serem fases em que os animais necessitam de muita proteína e minerais.

O local de fornecimento do sal mineral deve atender alguns cuidados. Quais seriam? Em relação aos cochos onde o sal mineral será fornecido aos animais o ideal é que os cochos sejam cobertos para evitar que o sal mineral molhe, devem ser bem localizados, ou seja, estarem próximos dos bebedouros e centralizados nas pastagens, caso seja uma grande área é necessário mais de um cocho mineral, de forma que os animais não tenham que andar muito em busca do mineral. É necessário ter um espaço linear mínimo para que cada animal consiga consumir a quantidade necessária (no mínimo seis centímetros lineares de cocho por animal).

O armazenamento deve seguir alguns modos para evitar perdas. Quais seriam? Verifique a cobertura do galpão para que em épocas de chuva não molhe os sacos de mineral, o local deve ser arejado e nunca deixe os sacos diretamente no solo independentemente do piso, coloque-os sempre em um estrado de madeira porque a umidade altera a composição.

Produtor já sabe, mas é sempre bom relembrar de que a correta mineralização do rebanho garante uma boa produção de leite e evita queda de produtividade. Como os pastos não suprem todas as necessidades minerais dos animais é importante fazer a suplementação utilizando uma mistura com todos os macro e micro elementos constantemente.

Por: Jannilson Gonçalves Barroso - Coordenador do Núcleo de Estudos em Pecuária Leiteira- NEPEL, da faculdade de Zootecnia da UFVJM.

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
HomeNotícias da Região4° caso confirmado de COVID-19 em Itamarandiba colaborou com a Secretaria de Saúde e permaneceu em casa desde o primeiro sintoma