Já sentiua indesejada pontada característica da sensibilidade nos dentes? Saiba que isso não acontece apenas com você. Há muitas causas comuns da dor de dente, além da sensibilidade e cárie dentária. Por isso, se estiver sentindo qualquer desconforto nos dentes, principalmente com frequência, procure a orientação profissional de um dentista.
Nesta edição vamos falar de sensibilidade.
A sensibilidade nos dentes surge quando a parte mais macia e interna do dente, chamada dentina, fica exposta, por causa da retração gengival. Esta dentina é ligada diretamente aos nervos no núcleo do dente, dando origem à sensibilidade quando exposta.
Quais são as causas dos dentes sensíveis? Retração gengival causada por alguma doença na gengiva, como gengivite, periodontite, além da escovação com muita força e desgaste do esmalte dentário. A maioria das pessoas que apresenta essa condição tem entre 20 e 50 anos de idade. Desgaste do esmalte é causado pelo bruxismo ou por uma escovação com muita força ou frequência, por exemplo.
A sensibilidade que surge durante e após os tratamentos profissionais de clareamento (branqueamento) é diferente da hipersensibilidade dentinária.
Como devo cuidar dos dentes sensíveis? Depois de apresentar sensibilidade nos dentes, converse com seu dentista sobre quais foram as causas desse problema e o que fazer para aliviar a dor e evitar que o problema persista. Ele irá indicar a rotina diária de higiene bucal, além de ministrar o creme dental mais adequado e a melhor técnica de escovação e uso de fio dental para sua condição, para aliviar os sintomas dolorosos.