O Conselho Tutelar de Itamarandiba nesta terça feira, 18 de fevereiro, promove evento cujos temas vem conscientizar famílias, crianças e sobretudo adolescentes sobre os riscos e consequências da gravidez na adolescia, e sobre o dia Dia Nacional do Combate as drogas e ao alcoolismo celebrado anualmente no dia 20 de fevereiro.
O Conselho Tutelar para realização do evento conta com o apoio e presença das Escolas Estaduais Mestra Bezinha Gandra e Coronel Jonas Câmara, contou também com o apoio da Polícia Militar e a ilustríssima presença do renomado medico Dr. Jairo do Socorro Macedo.
O Evento tem início as 9hs com uma passeata e finalizada com uma importantíssima palestra ministrada pelo Dr. Jairo.
O evento se da em atenção a Lei 13.798, de janeiro deste ano, que incluiu no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90) o artigo 8º-A, instituindo a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, a ser realizada anualmente a partir de 1º de fevereiro. O objetivo é disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência.
A cada dia, é mais frequente vermos jovens grávidas e pais muito novos. isso nega a lógica das campanhas ministeriais de prevenção à gravidez, as quais, muitas vezes, estão a favor do sexo livre. Com isso, constatamos que o que falta não é informação, como muitos defendem, mas maturidade psicológica dos jovens que iniciam sua vida sexual muito precocemente, sem se dar conta das consequências de seus atos. Possuem informações sim, mas não sabem aplicá-las para sua vida, pois, com uma visão centrada em si mesmos e nos prazeres imediatistas, acham que nada vai acontecer com eles: é a visão mágica de ser imune a toda consequência negativa de seus atos. Com a gravidez precoce, os jovens fazem, de maneira brusca, a passagem de filhos para pai e mãe. O mundo adolescente se rompe, e vem a obrigação de adulto.
Na oportunidade em atenção ao Dia 20 de fevereiro, Dia Nacional do Combate as drogas e ao alcoolismo, e também em razão dos festejos de Carnaval é feito a abordagem do tema. Sendo importante destacar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a dependência em drogas lícitas ou ilícitas é uma doença. O uso indevido de substâncias como álcool, cigarro, crack e cocaína é um problema de saúde pública de ordem internacional que preocupa nações do mundo inteiro, pois afeta valores culturais, sociais, econômicos, políticos e é um dos principais causadores da destruição familiar e violação dos direitos de crianças e adolescentes.
Desta forma o Conselho Tutelar agradece a todos que prestigiam o evento, tornando-o ainda mais importante. A todos que voluntariamente marcam presença, apoiam e não medem esforços para a concretização do mesmo. Que venham outros eventos e que unidos possamos trabalhar para a concreta redução da violação de direitos e a conquista dos valores que vão se perdendo em nossa sociedade fragilizada.


