Tão qual acontecerá em todo o território nacional, no próximo domingo, 06 de outubro, haverá, em Itamarandiba, as eleições para escolha dos membros para o Conselho Tutelar do município itamarandibano.
A eleição, organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e dos Adolescentes (CMDCA) de Itamarandiba, selecionará 05 novos conselheiros tutelares e seus suplentes para o exercício 2020/2023. Concorrem ao cargo 10 candidatos, sendo 08 do sexo feminino e 02 do sexo masculino.
Todo eleitor do município de Itamarandiba terá direito a voto; para tanto basta, no dia da eleição, 06 de outubro, se dirigir, à Escola Estadual Coronel Jonas Câmara, centro da cidade, das 08 às 17 horas e apresentar o título eleitoral e um documento oficial com foto.
De acordo com a presidente do CMDCA, Adalgisa Araújo, todo o processo de escolha dos novos membros do Conselho Tutelar de Itamarandiba tem sido fiscalizado pelo Ministério Público. Araújo explicou, ainda, que o Conselho Municipal designou uma Comissão Especial, formada por representantes do governo e da sociedade civil, para organizar, fiscalizar e conduzir a eleição. “Por Lei os conselheiros tutelares devem ser eleitos diretamente pela comunidade. E é exatamente isso que estamos fazendo. Assegurando esse direito democrático que resultará em um Conselho Tutelar forte, atuante e que garanta o respeito a Lei nº 8.069/90, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”
O Conselho Tutelar possui papel fundamental no que diz respeito ao zelo dos direitos das crianças e adolescentes. Sendo assim, é extremamente importante a participação da sociedade nesse processo democrático de escolha.
Fonte: Ernane Frois Ascom: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

