O tratamento de canal ou tratamento endodôntico consiste na remoção da polpa dentinaria (tecido com vasos sanguíneos, nervos e tecido conjuntivo), localizada na parte mais interna do dente (canal). Após a polpa ser removida é realizada a limpeza, desinfecção, e para finalizar é feito o preenchimento do canal com um material obturador.
É UM TRATAMENTO DOLOROSO?
Não. O medo que muitas pessoas têm do tratamento endodôntico já faz parte da história da odontologia, no entanto, com um profissional especializado que tem o conhecimento de técnicas avançadas e dos novos conceitos direcionados para esse tipo de tratamento, reações como esta, devem ser vistas como coisas do passado.
Não se pode mais admitir tratamento de canal com dor. Existem soluções anestésicas e técnicas completamente indolores para anestesiar os dentes durante o atendimento.
SEMPRE QUE SE REALIZA UM TRATAMENTO ENDODÔNTICO O DENTE ESCURECE? Não. O que acontece é a perda de brilho, o que pode gerar a uma impressão do dente mais amarelado. O escurecimento acentuado só acontece quando o dente sofre uma hemorragia ou mortificação pulpar antes do tratamento, ou, então, por erro técnico.
EM QUANTAS SESSÕES É FEITO O TRATAMENTO DE CANAL? Não existe mais aquela ida interminável ao consultório para se realizar o tratamento endodôntico. Com o uso de aparelhos modernos como o Localizador Apical e o motor X-Smart Plus, o tratamento pode ser realizado em apenas uma sessão. No entanto, quando se posterga o tratamento e a infecção torna-se maior, duas ou mais sessões podem ser necessárias para promover uma boa limpeza e descontaminação da câmara pulpar.
ESTE TRATAMENTO É COMPLETAMENTE EFICIENTE? Sim. Os avanços tecnológicos e os novos conceitos da odontologia direcionados à endodontia estão realizando verdadeiras proezas. O índice de sucesso do tratamento de canal é muito grande, cerca de 95%. Porém, fatores relacionados à saúde geral do paciente podem afetar negativamente o prognóstico (resultado previsto).
Ressaltando que para obter o sucesso da endodontia, também é imperativa a correta restauração do dente para vedamento completo do tratamento endodôntico, uma restauração mal executada põe fim a um bom tratamento do canal.
O QUE PODE ACONTECER SE EU NÃO FIZER O TRATAMENTO ENDODONTICO? Muito pode acontecer quando é preciso fazer o tratamento de canal, mas se foge do dentista. O dente que não é tratado endodonticamentevira uma fonte de infecção no organismo do paciente, que pode cair na corrente sanguínea e causar sérios problemas sistêmicos.
Além disso, outras complicações podem surgir. Vale lembrar que este processo pode evoluir para a formação de abscesso agudo, gerando grande edema (inchaço) facial. Este quadro infeccioso pode se tornar muito grave, podendo evoluir para uma angina, podendo gerar dificuldades respiratórias com possível obstrução total das vias aéreas.
Dra. Débora Vieira Vaz
Cirurgiã-Dentista/Endodontista
CRO-MG: 40774

