Nas últimas décadas, a endodontia (especialidade da odontologia que se encarrega pelo estudo, diagnóstico, tratamento e profilaxia das doenças e lesões que afetam a polpa do dente, a raiz e os tecidos que o circundam) evoluiu muito com o desenvolvimento e o emprego de novas tecnologias e materiais, facilitando o trabalho do endodontista e diminuindo o tempo para execução do tratamento endodôntico (tratamento de canal). Apesar disto, a maioria das falhas ou insucessos no tratamento de canal está relacionada com a persistência de microrganismos, uma vez que a eliminaçãode bactériasé difícil eas técnicasexistentes naendodontia não são capazes de limpar completamente o sistema decanais radiculares, por isso novas abordagens para adesinfecção dos mesmosestão sendo propostas, incluindo o uso delasers de altapotênciae a terapiafotodinâmica(TFD).
A terapia fotodinâmica (laser de baixa potência) desponta como uma nova terapia, coadjuvante ao tratamento endodôntico, na tentativa de eliminar microrganismos persistentes ao preparo químico mecânico. Sendo de fácil e rápida aplicação clínica, não desenvolve resistência microbiana, podendo ser indicada em tratamentos endodônticos em sessão única ou em múltiplas sessões.
A utilização da luz como agente terapêutico tem sido empregada no tratamento de doenças desde a Antiguidade. No Egito, Índia e China utilizava-se a luz solar para tratamento de doenças da pele como psoríase, vitiligo e câncer. As aplicações clínicas odontológicas do uso do laser incluem as desinfecções de cáries profundas, bolsas periodontais, sítios Perim plantes e feridas da mucosa bucal. O seu uso não causa nenhum ferimento sejam eles térmicos ou químicos.
Por sabermos de todas as vantagens que o uso do laser traz à odontologia e principalmente no tratamento de canal, hoje, utilizamos na Clinica da Dra. Karine Chaves, a Terapia Fotodinâmica como um auxiliar ao tratamento endodôntico convencional, a qual tem se mostrado muito eficaz na eliminação da microbiota patogênica existente no sistema de canais radiculares, pois vislumbramos sempre a excelência em nossas condutas.
Dra. Liliane Mascarenhas
CRO-MG 33663

