Muitos pacientes reclamam de maus odores na boca. O mau hálito é um problema comum entre as pessoas e deve ser cuidado, pois pode indicar falta de cuidado com a saúde bucal ou outras doenças.
Mas o que realmente causa o mau hálito?
O mau hálito pode ter várias causas e as mais comuns são a má higiene dos dentes, da língua e a boca seca. Ao contrário do que a maioria pensa, 90% das causas do mau hálito estão relacionadas com doenças da boca, como cáries, gengivite, doença periodontal, saburra lingual e problemas de salivação.
A halitose também pode ocorrer devido a diversas alterações na saúde, como diabetes, doenças respiratórias, consumo de cigarros, refluxo, ou em razão de dietas radicais, pobres em alimentos naturais.
A causas mais comuns oriundas da cavidade bucal são :
Saburra lingual
A maior parte dos problemas de mau hálito se associa à sujeira na língua, região onde o acúmulo de bactérias produz uma cor esbranquiçada ou amarelada, além do mau odor. Para tratar essa causa da hálito se, deve-se usar o raspador de língua ou até mesmo a escova de dente para remover os restos de alimentos acumulados na língua.
Cáries
A cárie pode provocar o mau odor na boca. Isso acontece devido à fermentação das bactérias e os restos alimentares. Se não tratadas, devido a processos de necrose e putrefação, as cáries manifestam-se com mau cheiro na cavidade bucal. O tratamento desse problema é a remoção da cárie (no caso da estrutura afetada comprometer somente o esmalte ou dentina) e efetuar o consequente restauro da cavidade dentária.
Gengivite e Doença Periodontal
A gengivite é originada pelo acúmulo de placa bacteriana que se manifesta como alteração na cor da gengiva e sangramento ao escovar ou usar fio dental. O aparecimento da halitose pode ser uma consequência da gengivite. Se a gengivite não for tratada pode evoluir para a doença periodontal.
A doença periodontal é uma infecção dos tecidos de suporte dos dentes. O tratamento deve ser efetuado e se não tratado pode ter consequências graves, incluindo perda dos dentes. Na doença periodontal, tende a ocorrer uma halitose acentuada, além de outros sinais e sintomas, como sangramento gengival espontâneo, retração gengival, mobilidade dos dentes, dor e secreção purulenta. É necessário consultar o cirurgião dentista para o correto diagnóstico e tratamento da doença.
Como prevenir o mau hálito?
Consultar o dentista regularmente: Por meio do exame clínico oral, o profissional avaliará a necessidade de efetuar o tratamento correto, como limpeza, tratamento de cáries ou da gengiva. Além disso é necessário :
Ter boa higiene oral
Beber muita água
Fazer alimentação saudável
Evitar bebidas alcoólicas e fumar
Quem trata o mau hálito?
Na maior parte das situações, o cirurgião dentista será o profissional mais habilitado para tratar a causa do mau hálito, caso a origem do problema seja bucal. Agende e faça sua avaliação !
Dra. Nathália - Dentista - Clínica Odontológica Karine Chaves