Clínica Odontológica Karine Chaves: Clareamento dentário

Mar 01, 2023 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

Nossos dentes são naturalmente amarelados e este aspecto nem sempre agrada todas as pessoas. Um recurso para o problema é o clareamento dentário que hoje é um dos procedimentos mais requisitados nos consultórios e deve ser realizado pelo profissional cirurgião-dentista.

Entretanto, muitas dúvidas cercam esse tipo de procedimento; tais como: o clareamento estraga os dentes? Todo mundo pode fazer? Só existe um tipo de clareamento? Receitinhas caseiras funcionam?

Calma! A Clínica Odontológica Karine Chaves vai sanar todas essas dúvidas.

 

Clareamento estraga os dentes?

A resposta é não! O clareamento dentário apenas quebra as moléculas de pigmento que dão a aparência amarelada e escurecida aos dentes, mas este procedimento não deixa os dentes mais porosos ou enfraquecidos. Essa é uma dúvida muito comum entre as pessoas, pois o processo pode causar sensibilidade dando a impressão de que algo de errado está acontecendo; porém, esta sensibilidade além de poder ser controlada, é passageira, necessitando apenas que o paciente informe ao cirurgião-dentista responsável. Ele tomará as devidas providências.

 

Todo mundo pode fazer?

Em geral não existem muitas contraindicações para a realização do clareamento dentário. Via de regra, a literatura não recomenda o procedimento para pessoas menores de 13 anos, gestantes e lactantes, pessoas em tratamento de doenças graves e alérgicos a peróxido de hidrogênio ou carbamida. No mais, existem alguns fatores que limitam o tratamento, como: gengivite, doença periodontal ativa e restaurações extensas, assim como cáries. Todas estas questões são avaliadas na consulta com o profissional antes do procedimento, a fim de evitar intercorrências.

 

Só existe um tipo de clareamento?

Não! São vários os tipos de clareamentos que podem ser realizados e, a indicação de cada um, vai depender da necessidade do paciente. Existem por exemplo:

·         Clareamento supervisionado, mais conhecido como caseiro, onde o paciente realiza o tratamento em casa, voltando periodicamente ao cirurgião-dentista responsável para acompanhar a evolução.

·         Clareamento em consultório, onde uma solução de maior concentração é aplicada nos dentes durante uma consulta.

·         Clareamentos endógenos, realizados em dentes tratados endodonticamente (canal), que naturalmente escurecem mais que os outros, pela falta de irrigação.

Vale resslatar que estes tipos de clareamentos podem ser conjugados, a fim de propiciar o melhor resultado possível.

 

Receitinhas caseiras funcionam?

A resposta é simples: receitinhas caseiras ou cremes dentais “milagrosos” não clareiam os dentes! O processo de clareamento ocorre na camada interna do dente (dentina). Somente os produtos utilizados pelos cirurgiões-dentistas são capazes de penetrar a camada externa e quebrar estas moléculas de pigmentos. Portanto, bicarbonato com limão, pastas clareadoras ou de carvão apenas causam desgastes desnecessários ao esmalte (camada externa) e não provocam nenhuma mudança na coloração do dente. O uso contínuo de tais procedimentos sáo extremamente contraindicados; procure sempre um profissional para tirar as suas dúvidas, somente ele poderá montar o melhor plano de tratamento para você!

Saiba mais na Clínica Odontológica Karine Chaves, localizada na Praça Santa Cecília, 226, bairro São Geraldo, em Itamarandiba. Para agendar seu horário basta ligar nos telefones (38) 3521-2343 ou (38) 9.9997-4743.

Edvania Vieira Martins

Cirurgã-dentista

CRO/MG 62138

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
HomeNotícias da RegiãoSecretaria de Fazenda de Minas Gerais divulga tabela do IPVA 2016