Imprimir esta página

Clínica Odontológica Karine Chaves: Cáries: o que são e como se formam?

Out 27, 2022 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

As cáries são talvez o problema de saúde bucal mais conhecido no mundo. Desde criança aprendemos que não devemos ir dormir sem escovar os dentes porque o açúcar dos alimentos pode causar cáries.

Mas o quê são exatamente as cáries e como elas afetam a saúde da nossa boca?

 

As cáries são na verdade o processo de desmineralização do nosso dente, ou seja, quando ocorre o acúmulo de sujeira na nossa boca, esse acúmulo se une a uma série de bactérias que já está em nossa boca e essa mistura produz ácidos que corroem as primeiras camadas dos dentes.

Se não forem tratadas rapidamente, as cáries podem se tornar, cada vez mais, profundas e comprometer também as camadas interiores do dente, como a polpa, podendo chegar a formar um abcesso e infeccionar a raiz do dente, o que torna necessário um tipo de tratamento mais complexo: o famoso e assustador tratamento de canal.

 

Existem 3 tipos de cárie:

·         Cárie Coronária:

São as cáries mais comuns e ficam na parte de cima dos dentes, as chamadas coronárias.

·         Cárie Radicular:

Tipo de cárie que costuma aparecer mais em adultos, quando a gengiva se retrai com o envelhecimento, deixando exposta uma parte mais frágil do dente que não tem esmalte

·         Cárie Recorrente:

Esse é o tipo de cárie onde ocorre o acúmulo de placa bacteriana em volta dos materiais de tratamentos já feitos, como a resina das restaurações.

 

Quais são os sintomas da cárie?

As cáries têm como sintomas mais comuns a dor de dente, a sensibilidade e a dor ao mastigar.

 

Como posso saber se estou com cáries?

Somente um dentista pode saber ao certo se o que você tem é uma cárie ou não. Isso porque as cáries não ocorrem na parte superficial do dente e sim por dentro dele. Dessa forma, mesmo os especialistas precisam utilizar radiografias para ter certeza sobre a maioria dos casos de diagnóstico de cáries.

 

Qual é o tratamento certo para cáries?

Se descoberta no início a cárie pode ser tratada com aplicações de flúor para barrar a ação das bactérias e a corrosão do dente. Se a cárie já tiver avançado o dentista provavelmente optará por um processo de restauração; retirando a parte corrompida, limpando o dente e preenchendo o espaço.  Mas, se o caso for grave é possível que seja necessário extrair o dente; substituindo-o por uma prótese ou implante.

De qualquer forma, o melhor jeito de evitar as cáries é a prevenção. Para isso, além de uma boa higienização, usar produtos com flúor e ter uma dieta balanceada em amidos e açúcares é recomendado fazer visitas de rotina ao seu dentista; pois só ele pode melhor avaliar cada situação.

Saiba mais na Clínica Odontológica Karine Chaves, localizada na Praça Santa Cecília, 226, bairro São Geraldo, em Itamarandiba. Para agendar seu horário basta ligar nos telefones (38) 3521-2343 ou (38) 9.9997-4743.

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Mais recentes de Redação