Na tarde de sábado, 18 de fevereiro, no salão de eventos do Centro Social Mali Martin, aconteceu a 1ª Palestra sobre Manejo Integrado e Controle Biológico da Lagarta-Parda-do-Eucalipto.
Estiveram presentes os donos da Capivari Madeiras Sr. Marcone Fernandes Araújo, Sr. Georg Matzen e o Sr. Dietrich Fischer; Luiz Fernando Alves, Prefeito de Itamarandiba; Lourdes Gomes Vieira, Presidente da Câmara Municipal; vereadores, produtores e representantes de empresas do segmento florestal. Várias palestras sobre o tema foram ministradas pelos palestrantes Sebastião Lourenço de Assis Junior, engenheiro florestal e professor de Entomologia na UFVJM; Fernanda Freitas Souza, bióloga e pós doutoranda da UFVJM; Estrela Durães, engenheira florestal e doutora em entomologia na UFVJM; Gilson Geraldo Soares Oliveira Júnior, engenheiro florestal e Doutor em Entomologia na UFVJM e Daniel Júnior Martins, biólogo e Doutor em Entomologia pela UFVJM.
Importante ressaltar que parte dos produtores vêm tendo suas florestas atacadas pela Lagarta-Parda-do-Eucalipto ( Thyrinteina arnobia - Lepidoptera: Geometridae). É a principal espécie, com a maioria das ocorrências. O recente surto da Lagarta-Parda-do-Eucalipto no município exige uma ampla atenção dos produtores, em decorrência do seu pouco conhecimento acerca desta nova praga, bem como dos prejuízos que esta pode causar em suas florestas.
E com o intuito de combatê-la, o que pode ser feito por meio da aplicação de produtos químicos ou com uso de predadores naturais desenvolvidos em laboratórios, a empresa Capiravi realizou a 1ª Palestra sobre Manejo Integrado e Controle Biológico da Lagarta-Parda-do-Eucalipto e ainda proporcionou a visitação ao laboratório onde serão produzidos os predadores naturais da praga.