O sistema tributário brasileiro é bastante complexo. Por isso, a principal forma de economizar é se planejando para que um tributo não esperado não recaia sobre seus serviços ou produtos.
• hoje muito se fala em Planejamento Tributário que é conhecido também como elisão fiscal, mas o que é isso?
Planejamento tributário é um conjunto de estratégias, ações e estudos elaborados com o objetivo de reduzir a carga tributária de uma empresa de forma totalmente legal. Ele deve ser estruturado, preferencialmente, por contadores, que avaliam as características do negócio e utilizam essa análise para orientar as decisões que dizem respeito aos tributos e impostos.
• Por que é preciso saber como fazer um planejamento tributário?
Muitas pessoas imaginam que o Planejamento Tributário tem eficácia somente em empresas de grandes negócios, mas estão muito enganados, ele serve também para empresas pequenas onde o pequeno empreendedor tem muitas dificuldades nos negócios, justamente por ignorar as questões tributárias onde muitos pensam que não precisa entender os tributos desde a abertura do CNPJ no enquadramento do regime tributário
- Principais vantagens do planejamento tributário
• Reduz os custos do empreendimento.
• Evita a ocorrência de autuações.
• Autoriza a elaboração de um calendário tributário adequado às necessidades da empresa.
• Modifica a forma de realizar operações da corporação a fim de gerar economia.
• Permite a simulação e a análise de cenários pelos quais o negócio pode passar.
• Aumenta a competitividade do negócio no mercado.
• Permite a realização de um orçamento anual eficaz.
• Permite a escolha de um regime tributário adequado.
• Permite o aproveitamento de possíveis incentivos fiscais.
• Define de maneira mais precisa a atividade econômica realizada na empresa.
Seja legal e não pague a mais!
Apesar da relevância e importância de se fazer um Planejamento Tributário, muitas empresas e empresários ainda vê como uma atividade desnecessária e insignificante. Muitos, têm esta atitude por desconhecer a economia que você pode ter com um bom planejamento tributário sobre o grande impacto que os tributos têm sobre o faturamento da empresa e, pior, sobre a possibilidade de melhorar o cenário sem deixar de cumprir a legislação. O Planejamento tributário é uma oportunidade de você ter toda a sua documentação fiscal organizada. Já que você vai precisar dela para as análises e simulações, vai ficar muito mais fácil você verificar se todos os tributos e impostos estão sendo devidamente pagos e se toda a sua documentação está de acordo com a lei. Está tudo sendo devidamente documentado? A documentação certa está sendo enviada para contabilidade? Esta pode ser uma oportunidade, também, de rever fluxos e organizar a casa. É claro que você não quer estar sujeito a complicações ou desvios.
Para isso é preciso que você procure seu contador e converse com ele sobre o planejamento Tributário, tendo em vista que a melhor pessoa para fazer esse trabalho é o Contador.
POR HIANNE BARROSO
Barroso Contabilidade e
Consultoria Contábil
(38) 3521-1355 / 3521-2513 /
98812-3573 whatsapp
Rua Santos Dumont 155a
Centro – Itamarandiba

