Anteriormente, falamos sobre o Planejamento tributário resumidamente, hoje vamos especificar mais detalhadamente e darmos algumas dicas.
Primeiramente, o que é e qual o objetivo do planejamento tributário?
Planejamento Tributário é uma forma legal que se encontra em conformidade com a legislação para reduzir a carga tributária imposta à pessoa jurídica, visando a economia de impostos.
Eu faço um planejamento tributário com base na lei, para definir, por exemplo, qual o melhor regime tributário a ser optado pela empresa do meu cliente.
Atualmente, temos três regimes tributários, que são eles;
•Lucro real
•Lucro presumido ou arbitrado.
•Simples Nacional
Cada regime de tributação possui suas vantagens e desvantagens que precisam ser apontados para análise. Portanto, o planejamento tributário só ficará correto se as providências a serem tomadas, estiverem de acordo com as leis, e o que é mais importante, que não seja utilizado meios ilícitos podendo prejudicar o cliente.
Quais as categorias de Planejamento Tributário?
É necessário falar que o Planejamento Tributário não é exclusividade das grandes empresas e sim de todas as empresas, sendo desde porte pequeno, médio ou grande.
Entretanto, o que muda, na verdade, é a forma em que o planejamento tributário será aplicado a essas empresas, pois, cada uma possui a sua realidade.
Existem vários tipos de planejamento tributário, vamos citá-los para o conhecimento de todos.
1-Planejamento Tributário Especial
2-Planejamento Tributário Preventivo
3-Planejamento Tributário Corretivo
Porque o planejamento tributário é um serviço de alto valor agregado?
O planejamento tributário ajuda a empresa a reduzir a carga de impostos e permite que ela se torne extremamente competitiva, pratique preços mais baixos e faça maiores investimentos, permite o empresário a entender melhor sua empresa para tomada de decisões.
Todavia, devemos enxergar aqui o serviço de planejamento tributário com outros olhos, com propósito negocial. Que nada mais é do que ir além da redução da carga tributária, é o conhecimento da sua empresa, ou seja, ter sua empresa na palma da sua mão.
Um bom planejamento tributário envolve todas as áreas da empresa, mas não basta apenas a busca incessante pela economia de tributos sem que os atos sejam justificados com coerência com a utilização correta do propósito negocial.
Você gostou da matéria? Falaremos mais nos próximos exemplares.
POR HIANNE BARROSO
Barroso Contabilidade e
Consultoria Contábil
(38) 3521-1355 / 3521-2513 /
98812-3573 whatsapp
Rua Santos Dumont 155a
Centro – Itamarandiba

