ArcelorMittal realiza Programa Porta de Entrada e prepara jovens para o ingresso no mercado de trabalho

Mar 16, 2022 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

Os jovens são uma das bases mais importantes da nossa sociedade, assumindo um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa e com mais oportunidades. Pensando nisso, desde 2018, a ArcelorMittal BioFlorestas oferece aprendizado, crescimento e autoconfiança aos jovens de comunidades vizinhas, por meio do Porta de Entrada, um programa de formação profissional em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sindicatos Rurais, Poder Público, Escolas, Apaes e Agências de Desenvolvimento Local.

As primeiras edições do Porta de Entrada foram realizadas em Carbonita e em Martinho Campos, ofertando aprendizagem em Silvicultura e Produção de Carvão. Em 2021, além desses dois municípios, o programa também chegou à cidade de Vazante, com capacitação em Auxiliar Administrativo e Financeiro. “O objetivo é possibilitar a preparação dos jovens dessas regiões para ingressarem e permanecerem no mercado de  trabalho”, explica o gerente de Pessoas da ArcelorMittal BioFlorestas, Marcos Daniel.

Desde que foi criado, o Porta de Entrada já beneficiou 120 jovens nas áreas de atuação da ArcelorMittal BioFlorestas. Somente em 2021, 60 jovens ingressaram no programa. “O Porta de Entrada é voltado para os jovens interessados em desenvolver o aprendizado e aprimorar os próprios talentos. O programa tem duração de dois anos, sendo dividido em Núcleo Básico; Núcleo Específico, com formação teórica pelo Senar; e Prática Profissional, que acontece na nossa empresa”, completa Marcos Daniel.

Para participar do programa, os jovens devem ter idade de 18 a 24 anos e terem concluído o Ensino Médio ou estarem matriculados no Ensino Fundamental, no Ensino Médio ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além das competências técnicas, no decorrer da qualificação são desenvolvidas habilidades socioemocionais, como Liderança, Comunicação, Trabalho em Equipe, Inteligência Emocional, Empreendedorismo e outras habilidades positivas necessárias para o relacionamento saudável dentro e fora de uma empresa. 

 

Experiência diferenciada para os jovens

A participação no Porta de Entrada tem proporcionado uma experiência diferenciada na vida de dezenas de jovens. Um exemplo vem de Ana Clara Silva Soares, da unidade de Martinho Campos. Segundo ela, o programa vem impactando na sua vida pessoal e profissional, trazendo direcionamentos de uma boa postura e atitudes de comportamento no seu dia a dia, além da integração, da inovação e de uma nova perspectiva diante dos conhecimentos compartilhados.

“A partir do cenário do nosso país e do mercado de trabalho, vejo que o Programa Porta de Entrada veio, literalmente, para abrir portas para nós, jovens, principalmente para aqueles que não têm experiências profissionais, onde teriam maior dificuldade para ingressar no mercado e demonstrar o seu potencial”, declara a jovem.

Na etapa voltada para a Prática Profissional, o aprendiz vivencia a rotina de trabalho, sendo acompanhado por um monitor da ArcelorMittal BioFlorestas, tendo oportunidade de desenvolver atividades compatíveis ao curso. Ao final do curso, os jovens aprendizes estão prontos para o mercado de trabalho e podem, até mesmo, passar a integrar o quadro de profissionais da ArcelorMittal BioFlorestas. 

“Comecei o processo achando que não iria conseguir, e fui surpreendida muito positivamente. Estou vivendo uma experiência única e intensa, pois não tinha metade do conhecimento adquirido até então. Sinto que estou realizada, com a consciência de que mais experiências e habilidades virão ao longo desses meses para que, futuramente, eu ainda possa também contribuir para a empresa”, afirma Kíssila Tatielly Oliveira Silva, aluna do Porta de Entrada na unidade de Carbonita. 

Na unidade de Vazante, o jovem Iank Soares de Oliveira também conta como o programa tem contribuído em sua formação e desenvolvimento. “O Porta de Entrada é, sem dúvida, muito importante para mim e para os outros que fazem parte. Vejo como uma grande oportunidade que irá agregar muito na vida de todos nós”, destaca.

O gerente de Pessoas da ArcelorMittal BioFlorestas, Marcos Daniel, avalia que o Porta de Entrada pode ser um grande diferencial na vida desses jovens. “A ArcelorMittal acredita no potencial de transformar o amanhã e por isso investe em ações para contribuir no desenvolvimento local. O Porta de Entrada é apenas uma dentre várias ações da empresa. Acreditamos que, através do programa, esses jovens irão se preparar para a vida e o mercado de trabalho”, finaliza.

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
HomeNotícias da Região26° Show de Prêmios da ACIAI/CDL, será no próximo dia 12 de março, com transmissão ao vivo pelo Facebook do ItamarandibaHoje