Após a Macrorregião de Diamantina avançar para a Onda Amarela do Programa Minas Consciente, Itamarandiba aderiu ao programa, o que agora possibilita a abertura de salões de beleza, barbearias, academias, bares e restaurantes para consumo no local.
Nesta sexta-feira, o Locutor Wallysson Alves recebeu na Rádio Câmara a Coordenadora da Atenção Primária à Saúde Ana Paula Campos e a Coordenadora da Vigilância em Saúde Luciana Piovezan, que explicaram como será o funcionamento dos segmentos que se enquadram na Onda Amarela.
" Os salões de beleza, barbearias e academias já tinham um protocolo elaborado e continuam seguindo as orientações que constam nesses protocolos. Em relação aos bares e restaurantes, esses devem procurar a Vigilância Sanitária para que cada um seja orientado de acordo com a sua capacidade e espaço, o mesmo vale para cursos particulares. A Vigilância Sanitária orientará cada segmento de acordo com a necessidades de cada um". Disse Coordenadora da Vigilância em Saúde Luciana Piovezan.
Outro ponto abordado foi a barreira sanitária, que deixa de funcionar a partir de hoje, foram 5 meses e 7 dias de um trabalho intenso, que segundo a Secretaria de Saúde cumpriu bem o seu papel, que é de orientar as mais de 100 mil pessoas que ali passaram.
Com a adesão ao Programa Minas Consciente, é necessário que comércio, população e profissionais da saúde sejam parceiros e cada um faça sua parte, pois o aumento de casos pode acarretar na regressão de onda, passando para a onda vermelha, onde somente os serviços essenciais poderão ficam aberto, fechando inclusive as lojas. A fiscalização também será mais intensa, com a fiscalização no período da noite, inclusive em bares e restaurantes, para isso, o município conta com a colaboração de todos.
Vigilância Sanitária (38) 3521-3188 ou 3521-3186